quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Robson Conceição ganha ouro inédito para o Brasil no boxe

André Avelar e Dado Abreu, do R7, no Rio

Lutador baiano bateu rival francês por pontos em decisão unânime, e fez a alegria da torcida



Na base de cruzados, jabs e diretos o Brasil conquistou a sua terceira medalha de ouro nos Jogos Rio 2016 com o boxeador Robson Conceição, campeão na noite desta terça-feira (16) na categoria ligeiro (até 60kg) após vitória por decisão unânime sobre o francês Sofiane Oumiha.
A luta começou com os dois pugilistas medindo a distância e estudando a postura do adversário. Aos poucos Robson Conceição foi se soltando e levantando a torcida a cada jab – comemorados como um gol de futebol. Mostrando boa esquiva, o brasileiro foi pouco atingido no primeiro assalto e marcou pontos importantes com isso. Venceu por 10 a 9.
Robson voltou ainda mais agressivo para o segundo assalto, dominando o centro do ringue e encaixando bons golpes na média distância. Uma direita bem colocada fez Oumiha balançar e garantiu mais um round para Conceição. Mais um 10 a 9.
Brasil melhora no quadro de medalhas, mas meta do COB segue distante
A torcida já gritava “é campeão” quando soou o gongo para o início do terceiro assalto. E então foi só administrar. Robson manteve a distância, não deu chance ao francês e por decisão unânime dos juízes sagrou-se campeão olímpico.
Essa é a quarta medalha do boxe brasileiro em Jogos Olímpicos. A bonita história do esporte começou com o bronze de Servílio de Oliveira, na Cidade do México, em 1968. Houve um hiato de 44 anos, mas o País voltou a subir ao pódio em Londres 2012, com os bronzes de Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão e a prata de Esquiva Falcão.
Para chegar a decisão, Robson Conceição havia passado por algumas pedreiras no caminho, entre elas o cubano Lazaro Jorge Alvarez, bicampeão mundial da categoria, adversário do brasileiro na semifinal.
No Rio, Robson faz suas últimas lutas como amador. Ele nunca escondeu que tem o sonho de ser campeão mundial profissional, mas esperou até a Olimpíada para fazer essa migração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário