JIBAN O POLICIAL DE AÇO. UM DOS MAIORES HEROIS JAPONESES DOS ANOS 80

Kidou Keiji Jiban (機動刑事ジバン Kidō Keiji Jiban, traduzido literalmente como Policial Tático Jiban, e exibido no Brasil como Policial de Aço Jiban)


Emissora:
Tv Asahi.
Emissora no Brasil:
Rede Manchete.
Ano de Produção: 1989 (52 episódios).
Companhias Produtoras: Toei Company.
A série Jiban, o Policial de Aço (Kido Keiji Jiban) estreou no dia 29 de janeiro de 1989 trazendo as aventuras de mais um dos muitos seriados japoneses que veio ao Brasil na onda do sucesso de Jaspion.
Jiban é uma série tokusatsu da franquia Metal Hero, produzida pela Toei Company entre 1989 e 1990. Trazida ao Brasil pela extinta distribuidora Top Tape, foi exibido a partir de 1990 pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios, onde apenas 50 foram exibidos pela emissora carioca na época. Atualmente é exibida de forma não autorizada pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão. Também está saindo em DVD pela Distribuidora Focus Filmes.
Saiba mais em continue lendo!!!!

O policial Naoto Tamura (Shohei Kusaka) fica mortalmente ferido na luta contra o grupo criminoso Biolon e após ser submetido a uma sofisticada cirurgia realizada pelo cientista Dr. Igarashi, de quem salvou a vida, é transformado em ciborgue, recebendo um exoesqueleto especial que o transforma no herói Jiban. O Dr. Igarashi morre antes de concluir seu projeto, mas graças a uma prece de sua neta Ayumi, que também foi salva por Tamura, o ciborgue é ativado e parte para combater o crime em especial contra a Organização Criminosa Biolon.
Transformado em ciborgue, Naoto Tamura pode materializar a possante blindagem de Jiban, equipada com modernos sensores, e diversas armas: pistola laser (opcional como bastão ou espada de combate), canhão que se converte em jato acoplado às costas, garra hidráulica, broca e bazuca. Além de toda esse armamento o herói possui três veículos especiais: o carro Leson, a moto Bykan e o jato Spyraz.
Oficialmente, ele trabalha em parceria com a agente Kyoko (Noriko Enokida) em uma pequena delegacia de Tóquio, mas como Jiban, é vinculado ao Serviço Secreto, tendo como contato o policial Yanagida. Naoto Tamura também busca o paradeiro de sua irmã seqüestrada no passado por Biolon, que pode muito bem ser a menina Ayumi, que passou a auxiliar o herói ao lado do robô Bóris.
Shouhei Hinoshita, ator que interpretou o herói, já era conhecido por seu papel como Jiraiya, enquanto o policial Akira Ishihama, que fez o policial Yanaguida, já havia trabalhado na série Flashman como  Dr. Tokimura.
Exibido pela TV Manchete, apesar de boa aceitação de público, o final nunca foi apresentado, deixando a saga incompleta. No Japão, foi uma das muitas cópias de Robocop produzidas para o mercado de super-heróis. Parte da trilha sonora foi feita em cima de colagens de músicas utilizadas em Jaspion e Sharivan.

Elenco

Shouhei Kusaka …. Jiban
Jiko Enokida …. Chefe Youko
Konomi Aidashimo …. Ayumi
Akira Ishihama …. Yanagida
Leo Menghetti …. Dr. Jean Marrie
Shozo Izuka …. Dr. Jean Marrie (voz)
Ami Kawai …. Marshall
Akemi Kogawa …. Kennon
Kunio Konishi …. Seishi
Hajime Izu …. Dr. Kenzo
Kazuko Yanaga …. Madogarbo (voz)
Yoko Asakura …. Rainha Cosmos
Ryohei Kobayashi …. Ryu Hayakawa

Dubladores Brasileiros


Álamo:
Carlos Laranjeira …. Jiban
Lúcia Helena …. Chefe Youko
Rosana Garcia …. Ayumi
Robson Raga …. Yanagida
João Paulo …. Dr. Jean Marrie
Alessandra Araújo …. Marshall
Cristina Rodrigues …. Kennon
Francisco Bretas …. Seishi
Carlos Alberto …. Dr. Kenzo (1ª voz)
Ezio Ramos …. Dr. Kenzo
Márcia Gomes …. Madogarbo
Patrícia Scalvi …. Rainha Cosmos
Élcio Sodré …. Ryu Hayakawa
Direção: Carlos Alberto Amaral

Armas


Maximilian: Na verdade, a Maximilian é uma junção de três armas numa só. Acoplada na perna direita de Jiban, pode disparar grandes choques em sua forma original. Na forma de pistola, a Maximilian Gun, pode disparar raios, tanto destrutivos quanto neutralizadores. E no formato de espada, Jiban aplicava o golpe derradeiro que destruia os bionóides. Era o principal trunfo do Policial de Aço, até o surgimento do Auto-Canhão. Mesmo sem o Maximilian, Jiban possui uma arma acoplada em seu braço direito que sai uma agulha ou até disparar feixes de energia, revelado no movie de Jiban.
Poder Braquial: Uma espécie de pinça gigante, posta no braço esquerdo, que serve para agarrar o adversário, antes de aplicar a Agulha Giratória.
Agulha Giratória: Furadeira acoplada no braço direito, usada em combates e também para furar superfícies.
Auto-Canhão: É a arma suprema de Jiban. Na forma de metralhadora, dispara várias balas de pistola de alto poder destrutivo. Por esse motivo é também chamada de Auto-Canhão Pistola Metralhadora, ou seja, tem as balas de uma pistola disparadas com a cadência de uma metralhadora. E na forma de canhão, tem um poder gigantesco, podendo aniquilar vários inimigos com apenas um tiro. A pot~encia do auto canhao é trinta vezes maior do q o Daidalos.

Veículos


  • Leson(Rezon): Automóvel oficial de Jiban. Foi o primeiro veículo do Policial de Aço a aparecer na série.
  • Baican(Vaican): Moto utilizada por Jiban, para deslocamentos mais rápidos.
  • Spyras(Spylas): Nave do Jiban.
  • Daidalos(Daidaros): Máquina voadora que pode ser acoplada nas costas de Jiban, tendo sua primeira aparição no episódio 12. Além se ser veículo de transporte aéreo, pode também se converter num canhão com poder de destruição considerável, mas inferior ao Auto-Canhão (que apareceria somente no episódio 35). Este é 30 vezes mais forte que Daidalos.

Curiosidades

  • No episódio 03 “A Conspiração das Verduras” aparece um garoto com uma camisa do time de futebol brasileiro Santos Futebol Clube.
  • No episódio 16 “O Monstro Invisível” é possivél ver caixas de brinquendo pertecente aos desenhos de Dragon Ball e Os Cavaleiros do Zodíaco.
  • O Ninja Kaminin Oruha que participou dos episódios 12, 26 e 45 de Jiraya, é o mesmo ator que interpreta o personagem “Naoto” na série, enfim o próprio Jiban.
  • Além de contar com suas próprias trilhas sonoras de fundo, a série também utiliza no decorrer dos episódios trilhas sonoras retiradas dos seriados Jaspion, Sharivan, Gyaban e Shaider
  • O seriado está sendo lançado em DVD no Brasil pela Focus Filmes. A empresa já lançou a primeira parte da série em junho de 2011, e a segunda parte tem previsão de lançamento para outubro do mesmo ano.
  • O nome Original do doutor Jean Marrie em Japonês era “Dr.Giba”,pois até quando se transformmou em sua forma original ficou com o seu nome semelhante “Gibanoid” notasse através do audio original do Tokusatsu.
  • o Ator italiano Leo Menghetti o Doutor Jean Marrie teve que ser dublado pelo Shozo Izuka dublador do Satan Goss do Jaspion, por motivo que o ator Leo Menghetti não sabia falar japonês.
  • Foi confirmado a dublagem dos dois ultimos episodios do Jiban para o DVD pelo estudio do Dubrasil, Jiban foi dublado pelo Figueira Jr.(dublador do Androide 17 do Dragon Ball Z) substituindo o Carlos Laranjeira falecido em 1993.
Fonte: Wikipédia / infantv.com.br /darkcet.blogspot.com

Jiban – Primeiro Episódio



JIBAN ABERTURA PORTUGUÊS




Por; Juarez Anunciação

Atenção amigos, alunos, admiradores e leitores deste blog, estou precisando mais do que nunca da ajuda de vocês depositem 2, 5, 10, 50 , 100  não vou especular valores o que vocês poderem , e ficarei grato. ao fazer isso estará ajudando a manter esse blog no ar, sem contar que terá novas matérias aulas de desenhos realista, esculturas, como criar seus Mangás ou HQ,
Se esse blog já ajudou você em algum momento ta na hora de retribuir ajude por favor; não em porta se você é Brasileiro ou não faça seu deposito.

Banco Bradesco ; AGÊNCIA 3004 DIG 0 CONTA 1013759 DIG 4

Ajude Juarez Anunciação

Esta entrada foi publicada em Filmes, Séries e TV, Velharias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.


Posts Interessantes de Outros Blogs:

Kajuru opina sobre Belfort e Anderson Silva

Review da minicâmera Gopro.

Foto sexy (vídeo)

Conheça o TRENDABL, o Instagram da moda:

Filho pede para juiz expulsar pai de estádio

ROLLERCOASTER 2 - Jogo viciante da montanha r