Uma das principais novidades do novo Chevrolet Prisma 2017 é o sistema multimídia Mylink2, que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, e que agora também conta com o sistema OnStar - tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo pelo aplicativo para celular, como bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente. O vídeo a seguir mostra o veículo em detalhes.
Além disso, há alterações visuais na dianteira e traseira, melhorias no acabamento interno e a maior oferta de itens de conforto e comodidade. O conjunto mecânico recebeu um pacote de evoluções com foco na redução do consumo de combustível.
Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática - ambas agora de seis marchas. Com isso, o carro passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet. Já a adoção da direção elétrica e os acertos na suspensão deixaram o Novo Prisma mais estável e agradável de dirigir.
Tabela de preços
O modelo passa a ser comercializado apenas nas versões versões LT e LTZ, com os seguintes preços.
- Novo GM Prisma 2017 LT 1.4 MT6 – R$ 53.690 reais
- Novo GM Prisma LT 1.4 AT6 – R$ 58.990 reais
- Novo GM Prisma LTZ 1.4 MT6 – R$ 58.690 reais
- Novo GM Prisma LTZ 1.4 AT6 – R$ 64.690 reais
- Prisma 1.4 LT – R$ 53.690,00 (manual) / R$ 58.990.00 (automático): OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), ar-condicionado, sensor de estacionamento, travas e vidros dianteiros elétricos, multimídia MyLink, chave-canivete com controle remoto, direção com regulagem de altura, rodas aro 15, detalhes internos cromados, volante multifuncional, abertura do porta-malas por controle remoto, sistemas antifurto, câmbio de seis marchas, freios ABS com EBD e airbag duplo. Opcionais: transmissão automática de seis marchas e controlador de velocidade.
- Prisma 1.4 LTZ – R$ 58.690,00 (manual) / R$ 64.690.00 (automático): Principais itens de série: acabamento interno em dois tons, computador de bordo, vidros traseiros elétricos com função um toque, bancos com revestimento premium, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada, luz de posição em led, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Desenvolvido no Brasil, o Prisma é a versão três volumes do Onix, mas adota características estéticas e tecnologias que lhe conferem identidade própria.
Nesta linha 2017 o Prisma será ofertado em cinco opções de cores: Branco Summit, Prata Switchblade e Cinza Graphite, Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, estas duas últimas metálicas.
Prisma
A atual geração do Chevrolet Prisma foi lançada em 2013 no Brasil e atualmente é o sedã compacto mais vendido do país, passando agora por sua primeira reestilização. As alterações seguem a nova linguagem global de design da Chevrolet, já presentes em outros modelos, como o Novo Cruze.
A parte parte frontal e traseira do Prisma foram completamente redesenhadas com o objetivo de dar mais refinamento e esportividade, mas não houve alterações dimensionais, o que significa que o modelo mantém o bom espaço que o caracteriza.
A dianteira ostenta um capô ligeiramente mais longo e inclinado e traz mais vincos esculpidos. Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto os filetes de LED (na versão LTZ) criaram uma assinatura luminosa.
A alteração da grade tornou-a mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida - tradição em modelos da marca Chevrolet.
As linhas do para-choque do Novo Prisma são novas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.
Na traseira, destacam-se as novas lanternas, o para-choque remodelado e a tampa do porta-malas, que ganhou uma espécie de aerofólio esculpido na parte superior da própria peça. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica que o carro possui novos sistemas para melhor eficiência energética.
O porta-malas continua sendo de 500 litros. O Novo Prisma 2017 tem entreeixos de 2.528 mm, largura de 1.705 mm, mas ficou 35 centímetros mais comprido, com 4.282 mm.
Na lateral não há alterações, exceto as novas rodas de 15 polegadas com novo design, de cinco aros e superfície usinada com fundo cinza metálico.
Interior
O interior do Prisma 2017 traz bancos revestidos em tecido de alto relevo, puxadores de portas mais ergonômicos e painel de instrumentos com novo grafismo, sistema multimídia MyLink de segunda geração, câmera de ré, porta-óculos no console de teto, entre outros. Destaque também para os painéis de porta mais ergonômicos com puxadores e comandos dos vidros reposicionados.
Outra alteração é a adoção da direção elétrica em todas as configurações - que, além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.
Já a câmera de ré e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o sistema OnStar, que tem como novidade o serviço de diagnóstico. Por meio do aplicativo, o usuário pode conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus.
O OnStar também possibilita auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento facilitando o trabalho da polícia.
O OnStar permite que o usuário do Novo Prisma receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como já ocorre no Novo Cruze.
Central de atendimento
Na versão topo (LTZ), o novo Prisma 2017 tem o botão no retrovisor interno por meio do qual o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.
A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Isso é possível pois há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.
Mylink2
O interior do Prisma 2017 traz o multimídia MyLink de segunda geração, que agora é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o que permite maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.
Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos bastantes populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify e o TuneIn, de músicas online.
Outra característica da segunda geração do Mylink do Novo Prisma é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.
Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz.
Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.
Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 10 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.
O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.
Itens de série das versões
Novo Prisma LT 1.4 ECO: OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), ar-condicionado, sensor de estacionamento, travas e vidros (dianteiros) elétricos, painel com velocímetro digital, bússula e alerta de mudança de marcha, multimídia MyLink de última geração, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, direção com regulagem de altura, adesivo da coluna B, rodas aro 15 com novas calotas, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, espelho nas sombreiras, detalhes internos cromados, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas e bagageiro, abertura do porta-malas por controle remoto, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto, câmbio de seis marchas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
Transmissão automática de seis velocidade com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis como opcionais a partir desta configuração.
Novo Chevrolet Prisma LTZ: agrega acabamento interno em dois tons (preto e marrom escuro), computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com espuma mais macia e com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada, luz de posição em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Motor 1.4 ECO
O motor 1.4 da nova geração SPE/4 ECO traz “powercell” (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos. O conjunto de pistões e bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alteração. O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.
O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas. Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. Já a transmissão automática de seis velocidades tem o modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.
Houve alterações estruturais no carro, para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Prisma. Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Na média, o carro ficou 33 kg mais leve.
Consumo - INMETRO
Gasolina: 12,8 km/l (cidade) / 15,4 km/l (estrada)
Etanol: 8,8 km/l (cidade) / 10,7 km/l (estrada)
Desempenho
O motor 1.4 Flex do Prisma 2017 desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm.
Com isso, o modelo com transmissão manual alcança 180 km/h e é capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 10,5s.
Direção e suspensão
A adoção no Novo Prisma 2017 da direção elétrica progressiva inteligente conferiu ganhos de dirigibilidade ao modelo. Ela compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.
A suspensão também foi recalibrada, e recebeu novos cubo de roda, barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa. Com esse ajuste, há um saldo de conforto no trânsito urbano e melhora no comportamento dinâmico do sedã em altas velocidades.
Conclusão
O Novo Chevrolet Prisma 2017 tem alterações estéticas que o deixaram com aparência mais leve, mecânica aperfeiçoada e mais eficiente, e recursos atualizados de tecnologia.
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