domingo, 7 de agosto de 2016

Judoca emociona Rio 2016 ao conquistar a primeira medalha de Kosovo na história dos Jogos


André Avelar e Dado Abreu, do R7, no Rio
O gosto do ouro de KelmendiLaurence Griffiths / Getty Images
Em 1999, um massacre ceifou milhares de vidas nos Balcãs no processo de independência do Kosovo, antiga região da Iugoslávia. Hoje, a pequena e nova república comemora a sua primeira medalha na história dos Jogos Olímpicos com olhos marejados. Neste domingo (7), na categoria até 52 kg, a judoca Majlinda Kelmendi colocou a bandeira azul no lugar mais alto do pódio e fez soar o hino dos kosovares na Arena Carioca 2.
“Isso significa muito para mim e muito para o esporte do meu país”, disse a simpática Kelmendi, de 25 anos. “Estava muito feliz no pódio quando vi a bandeira e ouvi o hino do meu país. Me preparei quatro anos para isso e agora é um sonho que virou realidade”.
Kelmendi, que competiu nos Jogos de Londres em 2012 pela Albânia, por questões políticas, venceu quatro combates para conquistar a primeira medalha da história do Kosovo. Na decisão, a atleta derrotou a italiana Giuffrida Odette.
 
“Estou muito feliz por esse pouco curto momento. Lutei quatro anos, recusei muita coisa para estar aqui. Não há dinheiro que pague, não há sensação que descreva o que estou sentindo hoje.”
Kosovo precisou de apenas duas Olimpíadas para conquistar uma medalha. Na Rio 2016 a república conta com 8 atletas.

(Em tempo: foi a própria Majlinda Kelmendi quem escolheu a imagem que ilustra esta matéria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário