Espetáculo dirigido pela cineasta David Boyle mostrou alguns dos elemetos mais conhecidos da cultura britânica
27/7/2012 20h40 (Atualizado em 27/7/2012 20h45Do R7
Não foi uma festa apenas para inglês ver. A Cerimônia de Abertura de Londres 2012, realizada nesta sexta-feira (27), fez jus a fama de “maior espetáculo esportivo do planeta” e ficará na memória dos quase 5 bilhões de telespectadores que acompanharam ao redor do mundo. Jovens atletas britânicos acenderam a pira olímpica, enquanto o ex-Beatle Paul McCartney emocionou as 80 mil pessoas presentes no Estádio Olímpico.
Guardado a sete chaves, o ponto alto da cerimônia foi justamente quando jovens atletas britânicos acenderam a pira olímpica – essa foi uma das surpresas da festa, já que historicamente apenas um atleta tem essa honraria. O fogo simbólico chegou ao estádio por uma lancha pilotada pelo jogador de futebol David Beckham.
A festa ainda combinou alguns dos mais conhecidos elementos da literatura, da nobreza, do cinema e do pop. Baseada na obra “A tempestade”, escrito por William Shakespeare ainda no século XVII, a “ilha da maravilha” celebrou a inventividade britânica. Em meio a tudo isso, a rainha Elizabeth II deu uma missão para o agente secreto James Bond. Na parte musical, o ex-Beatle Paul McCartney levou o público às lágrimas ao som de Hey Jude – antes, o atrapalhado Mr. Bean, interpretado pelo ator Rowan Atkinson, deu o ar da graça com uma interpretação da música tema do filme Carruagem de Fogo.
Brasileiros invadem festa de abertura das Olimpíadas
Famosos marcam presença na Cerimônia de Abertura
Mas a Cerimônia de Abertura também teve um pouco de “A Fazenda”: 119 animais deram um tom bucólico ao espetáculo na zona leste de Londres. A ideia era mostrar da rural até a moderna Grã-Bretanha com a revolução Industrial, tão importante para as transformações que o mundo vivenciou ao longo dos anos. Alguns dos 10 mil artistas voluntários presentes desmontaram a paisagem campestre e literalmente construíram torres e fábricas. As manifestações culturais e políticas também foram lembradas sob os anéis olímpicos incandescentes, esculpidos em aço.
Tão londrina quanto a rainha, James Bond ou Paul McCartney, a chuva também deu o ar da sua graça em Londres 2012. Se ela não veio naturalmente, os organizadores fizeram mesmo chover ao mostrar o cotidiano de uma típica família britânica.
Começo do show dos atletas
Como sempre uma das delegações mais animadas, os atletas brasileiros deram show no desfile e traduziram a emoção de participar dos Jogos Olímpicos. A alegria já se traduzia no próprio uniforme despojado, com calças e echarpes verdes e amarelas.
Em sua sexta edição dos Jogos, Rodrigo Pessoa teve a honra de carregar a bandeira do Brasil no Estádio Olímpico. O cavaleiro – medalhista em Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004 – representou a delegação de 259 atletas com a mesma classe e elegância que o hipismo requer.
Outros dos maiores nomes da história do esporte estiveram presentes no mais lúdico dos palcos olímpicos. O velocista Usain Bolt (Jamaica), o jogador de basquete Pau Gasol (Espanha), os tenistas Novak Djokovic (Sérvia) e Maria Sharapova (Rússia) carregam as bandeiras de seus países naquele que promete ser apenas o começo do show dos atletas. O ciclista Chris Hoy carregou a bandeira dos anfitriões e encerrou o desfile dos 204 países. Logo depois, Arctic Monkeys deram continuidade aos shows musicais.
A direção de tudo isso ficou por conta do cineasta David Boyle, diretor do premiado Quem quer ser um milionário. Segundo os organizadores, a festa de mais de três horas e meia de duração custou R$ 85 milhões, de um total de R$ 29 bilhões para os mais de 304 eventos esportivos que acontecem deste 27 de julho a 12 de agosto.
O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário