sábado, 14 de outubro de 2017

Harvey Weinstein é expulso da Academia de Cinema dos Estados Unidos


Instituição disse que assédio é "um problema profundamente preocupante que não tem lugar em nossa sociedade

Instituição tomou decisão em reunião extraordinária neste sábado | Foto: Robyn Beck / Arquivo AFP / CP

O produtor Harvey Weinstein, investigado por assédio e estupro contra mulheres da indústria cinematográfica e audiovisual, foi expulso neste sábado da Academia de cinema dos Estados Unidos pelo escândalo de assédio e abuso sexual no qual está envolvido, informou o organismo em comunicado. A junta diretora da instituição tomou a decisão depois de obter mais de dois terços dos votos necessários para expulsão imediata num encontro extraordinário realizado em Los Angeles com seus 54 membros.

"O Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reuniu-se hoje para discutir as alegações contra Harvey Weinstein e votou em excesso da necessária maioria de dois terços para expulsá-lo imediatamente da Academia. Não só nos distanciamos de alguém que não merece o respeito de seus colegas como enviamos uma mensagem para que termine a era de ignorância deliberada e vergonhosa cumplicidade no comportamento sexualmente predatório e no assédio no local de trabalho em nossa indústria acabou", disse o órgão reponsável por organizar o Oscar em comunicado.


"O que está em causa aqui é um problema profundamente preocupante que não tem lugar em nossa sociedade. A Diretoria continua trabalhando para estabelecer padrões éticos de conduta que todos os membros da Academia esperam exemplificar", lê-se ao gim da nota. Na quarta, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA) suspendeu a associação de Weinstein em sua organização por considerar que "tal comportamento não tem, em absoluto, lugar em nossa indústria". Segundo a The Weinstein Company, empresa da qual Weinstein foi demitido logo após as primeiras acusações serem divulgadas, as produtoras vinculadas à companhia já receberem 303 indicações ao Oscar, vencendo 75 estatuetas, em três décadas de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário