Me adiciona la no facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16?ref=tn_tnmn
Uma coisa que eu não gosto, é de ver um sombreado mal feito. As vezes vemos que a pessoa tem capacidade de fazer um trabalho melhor, mais por pura preguiça faz uma machinha ali, outra aqui, que mais parecem borrões e acha que o trabalho já está pronto. É diferente de quando ainda estamos aprendendo a sombrear, que apesar de o resultado não ficar 100%, você percebe que o artista se esforçou em fazer o sombreamento certinho…Então pessoal, vamos caprichar nos nossos sombreamentos. Neste tutorial irei demonstrar diferentes formas de sombreamento para seus respectivos fins. (Este tutuorial e imagens são originalmente do artista Bryan Duey, eu apenas o traduzi e tornei o texto mais prático conforme meu ponto de vista).
O sombreamento adequado é importante no desenho realista. Escolher o tom certo e caprichar no sombreamento pode valorizar muito o seu trabalho. Esfumar e sombrear são os métodos de texturizar mais popular entre os artistas do lápis.
O grafite é um material maravilhoso. Você pode riscar em grafite e depois esfumá-lo com um esfuminho, algodão… . Ou seja, basicamente você faria alguns rabiscos no papel (Figura 1) e posteriormente passaria o esfuminho ou algodão para misturá-lo, ou esfumar (Figura 2). Você pode tentar esfumar seu grafite com materiais diferentes, como tecido, borracha plástica, esfuminho, com objetivo de encontrar texturas diferentes e com diferentes tonalidades. Uma dica, para fazer o sombreamento do rosto seria usar pedaços de tecido, eles dão um efeito muito suave, parecidos com a pele.
O Circulismo é um método muito popular entre os artistas de sombreamento. Consiste em desenhar círculos bem pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Circular até atingir o tom desejado até pode ser entediante, mas os resultados valem a pena. Este método é grande valia para reproduzir uma textura de pele realista (Imagem de sombreamento misturado). Use um toque leve e vai aumentando a preção aos poucos até chegar no desejado.
Com um esfuminho, misturamos o grafite demonstrado na figura 4, e o resultado fica uma textura mais lisa (Figura 5), e uniforme, mas não totalmente lisa (E não deve mesmo ser totalmente liso, pois a pele tem os poros, e o objetivo e tentar reproduzi-los também)!
(Circulismo misturado como exemplo)
Sombreamento Dark
Os sombreamentos Dark, ou seja, aqueles bem negros, são aqueles que muitas pessoas têm dificuldade para obter essa cor escura. Honestamente, o preto não é realmente uma cor fácil com de fazer com Lápis grafite. Se você quiser pretos escuros, tente usar o carvão vegetal. Mas para quem não abre mão de um lápis como eu, para esses tons escuros, tente usar o lápis grafite 7B. Pressionando bastante e com a técnica do circulismo ao aplicar o grafite no papel.Quando se desenha com lápis tons escuros, o grafite fica com um brilho, o que prejudica a visão dependendo do anglo que se olha. Então fica uma dica: você pode diminuir o brilho se passar um fixador de verniz fosco (spray), quando o desenho for concluído.
(Exemplo sombreado preto)
Sombreamento em cruz (Rachurado)
Você talvez em algum momento já usou esse método de sombreamento. É simples, mas é eficaz. Eu acho que é muito artístico também! Na verdade admiro muito desenhos em rachuras!A idéia básica é de cruzar vários riscos como uma sobreposição de linhas. Comece desenhando um conjunto de linhas diagonais lado a lado. Em seguida, gire 90 graus o seu desenho e risque linhas diagonais que se sobrepõem as primeiras. Isto pode ser repetido várias vezes para construir o tom. O Sombreado pode ser forte ou solto, dependerá do seu objetivo. (Futuramente farei um post completo ensinando de forma bem prática como usar esse método de sombreamento muito elegante!)
Rachuras apertadas
Essa técnica de sombreamento é semelhante a de Cruz acima, só que nessa, todo o espaço e preenchido com trações paralelos e perpendiculares. Ao contrario do circulismo, nessa técnica, pretende-se preencher todo o espaço com riscos retos que se cruzam formando um angulo de 90º. Esta técnica pode ser utilizada para fazer textura de pelos de animais, por exemplo.Sombreamento com Lápis de Cor
Sombrear com lápis de cor pode ser bastante frustrante. Consegui um resultado melhor quando apliquei a técnica do circulismo. Ela realmente ajudou no trabalho com lápis de cor.Sombreamento com Pastel
Sombrear com pastel é bastante fácil. Uma vez que eles são bastante suaves, misturá-los não é um problema. Pelo menos acho que não. Rabisco alguns pigmentos de pastel sobre o papel e depois o espanho, usando um pedaço de tecido, por exemplo..
.
.
.
.
.
Créditos:
FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, com o intuito de torná-lo mais didático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário