Pular para o conteúdo principal

15 de Junho de 2014: o blogue português do Tex no Aniversário do editor (texiano) Dorival Vitor Lopes

15 de Junho de 2014: o blogue português do
.
Tex no Aniversário do editor (texiano)
.
Dorival Vitor Lopes

Por José Carlos Francisco (texto) e Bira Dantas (caricatura)

O editor de Tex e seus pards numa arte de Bira Dantas no bolo de aniversário do editor Dorival Vitor Lopes
Neste domingo, 15 de Junho, Dorival Vitor Lopes, incomparável editor brasileiro de Tex (e demais personagens Bonelli publicadas pela Mythos Editora) completou 63 anos de vida, sendo muitos deles dedicados à paixão pela banda desenhada em geral e a Tex Willer (e seus parceiros) em particular e é por isso com a mais elementar justiça que o blogue português do Tex, na pessoa de José Carlos Francisco, um dos responsáveis do Tex Willer Blog, aproveitando o facto do adorado (pelos seus leitores portugueses, mas seguramente também pelos seus leitores brasileiros) editor se encontrar no nosso país, lhe prestou uma singela homenagem de aniversário neste dia tão especial.
Dorival Vitor Lopes e o bolo de aniversário que o surpreendeu
Neste seu primeiro aniversário passado em Portugal, eu, a minha esposa, Fátima, as minhas filhas Andreia Sofia e Ana Beatriz e a simpatiquíssima Silvia resolvemos oferecer-lhe um presente bem Texiano e que fizesse jus à sua paixão (e profissão) pelo Ranger criado em 1948 por G. L. Bonelli e realizado graficamente por Aurelio Galleppini… ou seja para comemorar os seus 63 anos (feitos hoje, domingo, dia 15 de Junho) de existência  elegemos um bolo TEXiano como o presente que lhe queríamos oferecer para comprovar uma vez mais que Tex faz parte integrante da sua vida, inclusive está sempre presente nos momentos mais especiais e deste modo também aproveitamos este dia tão especial (para o nosso famoso editor),  para homenagear o Ranger que tem como lema a lei, justiça, humanidade e amizade e que assume, simultaneamente, o papel de justiceiro, investigador e até de chefe índio, sob o nome de Águia da Noite e os seus pards numa maravilhosa e propositada caricatura realizada por Bira Dantas.

Um bolo bem texiano para o editor de Tex
O editor Dorival Vitor Lopes nasceu no dia 15 de Junho de 1951, em Santos, município portuário localizado no litoral do Estado de São Paulo, no Brasil, tendo passado os primeiros anos de vida em Olímpia, cidade onde iniciou inclusive a sua vida escolar, que finalizou já em São Paulo, tendo-se formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, após 3 anos no curso de História na Universidade de São Paulo.
Dorival Vitor Lopes cortando o seu bolo de aniversário
Dorival Vitor Lopes começou a trabalhar desde tenra idade (13 anos), como office-boy, até que em 1970 passou a trabalhar na prestigiada Editora Abril, tendo passado por vários cargos, sempre no segmento da banda desenhada, desde produtor gráfico, assistente de editor até chegar a editor das revistas do Maurício de Sousa, Flintstones, Pantera Cor-de-Rosa, Pica-Pau, Luluzinha, Bolinha e muitos outros, tendo também levado para a Editora Abril as consagradas personagens Marvel e DC.

São servidos, pards leitores?
Foi na Editora Globo, em 1988, que teve o seu primeiro contacto com os fumetti de Tex Willer, personagem com a qual passou a estar, desde então, associado, a ponto de muitos o considerarem, muito justamente, o mais importante editor de Tex no Brasil, sobretudo depois de em 1999 o Ranger ter passado a ser publicado com o selo da sua Mythos Editora. Pessoalmente, o editor Dorival Vitor Lopes conquistou-me de imediato, naquele longínquo dia 31 de Março de 2001 em que nos conhecemos pessoalmente no Aeroporto da Portela, em Lisboa e desde então dividimos inúmeras conversas relacionadas com Tex, rimos incontáveis vezes, conhecemos os nossos parentes mútuos, viajamos juntos variadíssimas vezes, inclusive à Casa de Tex na Itália… fizemos tudo isso e muito mais, mas ainda temos uma vida inteira, com Tex sempre a nosso lado, para compartilhar, porque você caríssimo AMIGO Dorival Vitor Lopes, é desses Amigos que quero ter por perto para sempre e FOI UMA HONRA ENORME TÊ-LO NA MINHA MODESTA CASA NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO!!!

Obrigado pela sua amizade, Dori, e votos renovados de Feliz aniversário!


José Carlos Francisco e o brinde ao editor Dorival Vitor Lopes
.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Grafite. Seja um mestre Hiper Realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona lá no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16




Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.


2°- UMA BOA IMAGEM Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não …

Todas as Histórias da Saga Bahia-Man Universo HQ, Criada em 2003 por Juarez Anunciação

Da Redação

A gora cada time de futebol no planeta Terra é Um Super Herói.  na batalha sem fim nesse universo existe um homem de aço entre nos...

Ba-Vi é o nome que se dá ao clássico do futebol em que se enfrentam os dois principais clubes da cidade de Salvador, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória.
É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Esquadrão de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de Setembro de 1932 (Bahia 3 x 0 Vitória) com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.
Em nove edições do Campeonato do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002), sendo este o único clássico estadual a chegar na final deste campeonato regional.


Dentre os resultados recentes, porém, o Vitória tem tido superioridade sobre seu maior rival, o que em tempos anteriores ocorria ao contrário, quando a superioridade era Tricolor.
Agora é Guerra! o Ba-V…

Conheça as gêmeas que compartilham o mesmo namorado e já gastaram quase 600 mil reais para se manterem idênticas

Da Redação

Agora você vai conhecer as gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado.

Lucy e Anna DeCinque acabaram com suas poupanças em implantes mamários, injeções nos lábios, sobrancelhas e cílios falsos, para se certificarem de que se parecem exatamente uma com a outra.
As jovens de 28 anos, que nasceram apenas com um minuto de diferença uma da outra, comem as mesmas refeições, saem sempre juntas e compartilham a mesma conta no Facebook.
Gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado, se tornaram sucesso no Japão recentemente. Lucy disse: “Nós podemos até mesmo sentir a dor do outro, como no dentista, que é uma coisa de gêmeas.”



A dupla, de Perth, Austrália, atualmente está namorando o mecânico Ben Byrne.
Elas disseram ao canal Seven Sunrise: “Nós tivemos namorados separados no passado e não deu certo, mas agora é muito mais fá…