Pular para o conteúdo principal

Se vai Sombrear, faça essa sombra direito, Como fazer testuras de peles e efeitos hiper realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona la no facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16?ref=tn_tnmn

Uma coisa que eu não gosto, é de ver um sombreado mal feito. As vezes vemos que a pessoa tem capacidade de fazer um trabalho melhor, mais por pura preguiça faz uma machinha ali, outra aqui, que mais parecem borrões e acha que o trabalho já está pronto. É diferente de quando ainda estamos aprendendo a sombrear, que apesar de o resultado não ficar 100%, você percebe que o artista se esforçou em fazer o sombreamento certinho…
Então pessoal, vamos caprichar nos nossos sombreamentos. Neste tutorial irei demonstrar diferentes formas de sombreamento para seus respectivos fins. (Este tutuorial e imagens são originalmente do artista Bryan  Duey, eu apenas o traduzi e tornei o texto mais prático conforme meu ponto de vista).
O sombreamento adequado é importante no desenho realista. Escolher o tom certo e caprichar no sombreamento pode valorizar muito o seu trabalho. Esfumar e sombrear são os métodos de texturizar mais  popular entre os artistas do lápis.
O grafite é um material maravilhoso. Você pode riscar em grafite e depois esfumá-lo com um esfuminho, algodão… . Ou seja, basicamente você faria alguns rabiscos no papel (Figura 1) e posteriormente passaria o esfuminho ou algodão para misturá-lo, ou esfumar (Figura 2). Você pode tentar esfumar seu grafite com materiais diferentes, como tecido, borracha plástica, esfuminho, com objetivo de encontrar texturas diferentes e com diferentes tonalidades. Uma dica, para fazer o sombreamento do rosto seria usar pedaços de tecido, eles dão um efeito muito suave, parecidos com a pele.
image image
image
O Circulismo é um método muito popular entre os artistas de sombreamento. Consiste em desenhar círculos bem pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Circular até atingir o tom desejado até pode ser entediante, mas os resultados valem a pena. Este método é grande valia para reproduzir uma textura de pele realista (Imagem de sombreamento misturado). Use um toque leve e vai aumentando a preção aos poucos até chegar no desejado.
image
Com um esfuminho, misturamos o grafite demonstrado na figura 4, e o resultado fica uma textura mais lisa (Figura 5), e uniforme, mas não totalmente lisa (E não deve mesmo ser totalmente liso, pois a pele tem os poros, e o objetivo e tentar reproduzi-los também)!
image


(Circulismo misturado como exemplo)
shading tutorial - circulism

Sombreamento Dark

Os sombreamentos Dark, ou seja, aqueles bem negros, são aqueles que muitas pessoas têm dificuldade para obter essa cor  escura. Honestamente, o preto não é realmente uma cor fácil com de fazer com Lápis  grafite. Se você quiser pretos escuros, tente usar o carvão vegetal. Mas para quem não abre mão de um lápis como eu, para esses tons escuros, tente usar o lápis grafite 7B. Pressionando bastante  e com a técnica do circulismo ao aplicar o grafite no papel.
Quando se desenha com lápis tons escuros, o grafite fica com um brilho, o que prejudica a visão dependendo do anglo que se olha. Então fica uma dica: você pode diminuir o brilho se passar um fixador de verniz fosco (spray), quando o desenho for concluído.
shading tutorial - black
shading tutorial - blacks (Exemplo sombreado preto)

Sombreamento em cruz (Rachurado)

Você talvez em algum momento já usou esse método de sombreamento. É simples, mas é eficaz. Eu acho que é muito artístico também! Na verdade admiro muito desenhos em rachuras!
A idéia básica é de cruzar vários riscos como uma sobreposição de linhas. Comece desenhando um conjunto de linhas diagonais lado a lado. Em seguida, gire 90 graus o seu desenho e risque linhas diagonais que se sobrepõem as primeiras. Isto pode ser repetido várias vezes para construir o tom. O Sombreado pode ser  forte ou solto, dependerá do seu objetivo. (Futuramente farei um post completo ensinando de forma bem prática como usar esse método de sombreamento muito elegante!)
shading tutorial - crosshatch image

Rachuras apertadas

Essa técnica de sombreamento é semelhante a de Cruz acima, só que nessa, todo o espaço e preenchido com trações paralelos e perpendiculares. Ao contrario do circulismo, nessa técnica, pretende-se preencher todo o espaço com riscos retos que se cruzam formando um angulo de 90º. Esta técnica pode ser utilizada para fazer textura de pelos de animais, por exemplo.
shading tutorial - crosshatch
shading tutorial - crosshatch

Sombreamento com Lápis de Cor

Sombrear com lápis de cor  pode ser bastante frustrante. Consegui um resultado melhor quando apliquei a técnica do circulismo. Ela realmente ajudou no trabalho com lápis de cor.

shading tutorial - colored pencil
shading tutorial - colored pencil

Sombreamento com Pastel

Sombrear com pastel  é bastante fácil. Uma vez que eles são bastante suaves, misturá-los não é um problema. Pelo menos acho que não. Rabisco alguns pigmentos de pastel sobre o papel e depois o espanho, usando um pedaço de tecido, por exemplo.

shading tutorial - pastel shading tutorial - pastel

shading tutorial - pastel
.
.
.
.
.
.
Créditos:
FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, com o intuito de torná-lo mais didático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Grafite. Seja um mestre Hiper Realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona lá no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16




Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.


2°- UMA BOA IMAGEM Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não …

Todas as Histórias da Saga Bahia-Man Universo HQ, Criada em 2003 por Juarez Anunciação

Da Redação

A gora cada time de futebol no planeta Terra é Um Super Herói.  na batalha sem fim nesse universo existe um homem de aço entre nos...

Ba-Vi é o nome que se dá ao clássico do futebol em que se enfrentam os dois principais clubes da cidade de Salvador, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória.
É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Esquadrão de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de Setembro de 1932 (Bahia 3 x 0 Vitória) com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.
Em nove edições do Campeonato do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002), sendo este o único clássico estadual a chegar na final deste campeonato regional.


Dentre os resultados recentes, porém, o Vitória tem tido superioridade sobre seu maior rival, o que em tempos anteriores ocorria ao contrário, quando a superioridade era Tricolor.
Agora é Guerra! o Ba-V…

Conheça as gêmeas que compartilham o mesmo namorado e já gastaram quase 600 mil reais para se manterem idênticas

Da Redação

Agora você vai conhecer as gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado.

Lucy e Anna DeCinque acabaram com suas poupanças em implantes mamários, injeções nos lábios, sobrancelhas e cílios falsos, para se certificarem de que se parecem exatamente uma com a outra.
As jovens de 28 anos, que nasceram apenas com um minuto de diferença uma da outra, comem as mesmas refeições, saem sempre juntas e compartilham a mesma conta no Facebook.
Gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado, se tornaram sucesso no Japão recentemente. Lucy disse: “Nós podemos até mesmo sentir a dor do outro, como no dentista, que é uma coisa de gêmeas.”



A dupla, de Perth, Austrália, atualmente está namorando o mecânico Ben Byrne.
Elas disseram ao canal Seven Sunrise: “Nós tivemos namorados separados no passado e não deu certo, mas agora é muito mais fá…