domingo, 2 de fevereiro de 2014

Se vai Sombrear, faça essa sombra direito, Como fazer testuras de peles e efeitos hiper realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona la no facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16?ref=tn_tnmn

Uma coisa que eu não gosto, é de ver um sombreado mal feito. As vezes vemos que a pessoa tem capacidade de fazer um trabalho melhor, mais por pura preguiça faz uma machinha ali, outra aqui, que mais parecem borrões e acha que o trabalho já está pronto. É diferente de quando ainda estamos aprendendo a sombrear, que apesar de o resultado não ficar 100%, você percebe que o artista se esforçou em fazer o sombreamento certinho…
Então pessoal, vamos caprichar nos nossos sombreamentos. Neste tutorial irei demonstrar diferentes formas de sombreamento para seus respectivos fins. (Este tutuorial e imagens são originalmente do artista Bryan  Duey, eu apenas o traduzi e tornei o texto mais prático conforme meu ponto de vista).
O sombreamento adequado é importante no desenho realista. Escolher o tom certo e caprichar no sombreamento pode valorizar muito o seu trabalho. Esfumar e sombrear são os métodos de texturizar mais  popular entre os artistas do lápis.
O grafite é um material maravilhoso. Você pode riscar em grafite e depois esfumá-lo com um esfuminho, algodão… . Ou seja, basicamente você faria alguns rabiscos no papel (Figura 1) e posteriormente passaria o esfuminho ou algodão para misturá-lo, ou esfumar (Figura 2). Você pode tentar esfumar seu grafite com materiais diferentes, como tecido, borracha plástica, esfuminho, com objetivo de encontrar texturas diferentes e com diferentes tonalidades. Uma dica, para fazer o sombreamento do rosto seria usar pedaços de tecido, eles dão um efeito muito suave, parecidos com a pele.
image image
image
O Circulismo é um método muito popular entre os artistas de sombreamento. Consiste em desenhar círculos bem pequenos que se sobrepõem e se entrelaçam. Circular até atingir o tom desejado até pode ser entediante, mas os resultados valem a pena. Este método é grande valia para reproduzir uma textura de pele realista (Imagem de sombreamento misturado). Use um toque leve e vai aumentando a preção aos poucos até chegar no desejado.
image
Com um esfuminho, misturamos o grafite demonstrado na figura 4, e o resultado fica uma textura mais lisa (Figura 5), e uniforme, mas não totalmente lisa (E não deve mesmo ser totalmente liso, pois a pele tem os poros, e o objetivo e tentar reproduzi-los também)!
image


(Circulismo misturado como exemplo)
shading tutorial - circulism

Sombreamento Dark

Os sombreamentos Dark, ou seja, aqueles bem negros, são aqueles que muitas pessoas têm dificuldade para obter essa cor  escura. Honestamente, o preto não é realmente uma cor fácil com de fazer com Lápis  grafite. Se você quiser pretos escuros, tente usar o carvão vegetal. Mas para quem não abre mão de um lápis como eu, para esses tons escuros, tente usar o lápis grafite 7B. Pressionando bastante  e com a técnica do circulismo ao aplicar o grafite no papel.
Quando se desenha com lápis tons escuros, o grafite fica com um brilho, o que prejudica a visão dependendo do anglo que se olha. Então fica uma dica: você pode diminuir o brilho se passar um fixador de verniz fosco (spray), quando o desenho for concluído.
shading tutorial - black
shading tutorial - blacks (Exemplo sombreado preto)

Sombreamento em cruz (Rachurado)

Você talvez em algum momento já usou esse método de sombreamento. É simples, mas é eficaz. Eu acho que é muito artístico também! Na verdade admiro muito desenhos em rachuras!
A idéia básica é de cruzar vários riscos como uma sobreposição de linhas. Comece desenhando um conjunto de linhas diagonais lado a lado. Em seguida, gire 90 graus o seu desenho e risque linhas diagonais que se sobrepõem as primeiras. Isto pode ser repetido várias vezes para construir o tom. O Sombreado pode ser  forte ou solto, dependerá do seu objetivo. (Futuramente farei um post completo ensinando de forma bem prática como usar esse método de sombreamento muito elegante!)
shading tutorial - crosshatch image

Rachuras apertadas

Essa técnica de sombreamento é semelhante a de Cruz acima, só que nessa, todo o espaço e preenchido com trações paralelos e perpendiculares. Ao contrario do circulismo, nessa técnica, pretende-se preencher todo o espaço com riscos retos que se cruzam formando um angulo de 90º. Esta técnica pode ser utilizada para fazer textura de pelos de animais, por exemplo.
shading tutorial - crosshatch
shading tutorial - crosshatch

Sombreamento com Lápis de Cor

Sombrear com lápis de cor  pode ser bastante frustrante. Consegui um resultado melhor quando apliquei a técnica do circulismo. Ela realmente ajudou no trabalho com lápis de cor.

shading tutorial - colored pencil
shading tutorial - colored pencil

Sombreamento com Pastel

Sombrear com pastel  é bastante fácil. Uma vez que eles são bastante suaves, misturá-los não é um problema. Pelo menos acho que não. Rabisco alguns pigmentos de pastel sobre o papel e depois o espanho, usando um pedaço de tecido, por exemplo.

shading tutorial - pastel shading tutorial - pastel

shading tutorial - pastel
.
.
.
.
.
.
Créditos:
FONTE: Este artigo foi baseado na obra de Brian Duey. Aqui adaptei o texto com minhas próprias interpretações, com o intuito de torná-lo mais didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a desenhar , rostos, mãos, pes, desenho da figura humana, seja um mestre da Arte do Hiper realismo, domine essa arte

Por; Juarez anunciação Me adiciona lá no facebook galera; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16 Figura humana - Proporções O...