Com grande atuação de James Rodriguez e Cuadrado, a seleção colombiana mantém chances de classificação para as oitavas de final da Copa
A Colômbia utilizou seu tradicional toque de bola para vencer a Polônia, por 3 a 0, neste domingo (24), na Arena Kazan, eliminando o adversário e mantendo as chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2018. Os colombianos precisam vencer a seleção de Senegal, na próxima quinta-feira (28), em Samara.
Os gols foram de Mina, aos 39 do primeiro tempo; Falcão Garcia, após muitas tentativas, aos 24, e Cuadrado, aos 29 do segundo. Comandado por James Rodriguez e Quinteros na armação, o time colombiano teve uma grande atuação. Lembrou a geração colombiana que encantou o mundo nos anos 90.
Impôs seu ritmo diante dos poloneses, que tiveram todo o esquema de marcação desconstruído por triangulações, jogadas individuais e marcação precisa. Cuadrado, no ataque, e Mina, na defesa, também foram destaques.
A Polônia começou no ataque, a todo vapor. Lewandowski abria pelas pontas e atraía a marcação, tirando pelo menos um dos zagueiros da área. O zagueiro Mina, porém, comandava a zaga e logo a 1 minuto subiu alto para afastar cruzamento da esquerda.
A Colômbia procurava tocar desde a defesa, para sair em velocidade, mas sentia dificuldades nos primeiros minutos. Quando conseguia, a Polônia recuava por completo e fazia uma marcação cerrada, impedindo a movimentação de Cuadrado pela direita. Isso, no entanto, não durou muito.
O ritmo colombiano também era frenético e, aos 8, a equipe ameaçou pela primeira vez, com James Rodriguez arriscando de fora da área, para defesa de Szczesny.
A Colômbia, a partir dos 10 minutos, começou a avançar, pressionando, com toques rápidos, os poloneses, que tinham cinco no meio-campo. Mas faltava uma melhor finalização para ambas as equipes.
A vontade das duas equipes era tanta que tanto Lewandowski quanto Falcão Garcia voltavam para buscar jogo ou ajudar a defesa nas bolas paradas. O estilo das duas equipes também se assemelhava na marcação, com muitos jogadores ocupando a faixa central.
Mas, aos poucos, os colombianos passaram a ameaçar mais, com triangulações entre Quintero, James Rodriguez e Cuadrado. Eles acionavam Falcão Garcia que, muito marcado, não conseguia chutar a gol.
Aos 36, Cuadrado faz grande jogada, dribla dois, chega à linha de fundo, mas Szczesny interceptou o cruzamento. O gol estava Maduro e, surgiu após nova triangulação.
Na entrada da área Quintero tocou para James Rodriguez, que só deu um toque por cima e colocou a bola para Mina, que cabeceou da pequena área, fazendo 1 x 0 para a Colômbia.
Pela direita, Cuadrado desmontou a marcação polonesa, que teve de abrir mão de um meio-campista para fazer a marcação na lateral. E com maior volume no meio-campo, a Colômbia continuou dominando, tocando a bola esperando o fim do primeiro tempo.
Na etapa final, até que os poloneses tentaram neutralizar as avançadas da Colômbia, aproximando os meio-campistas dos atacantes. O maior perigo para os colombianos era a movimentação de Lewandowski, que perdeu um gol cara a cara com Ospina, aos 12.
Cinco minutos depois, foi a vez de James Rodriguez acionar Cuadrado, que também entrou livre e tocou no canto esquerdo de Szczesny. A preocupação da Polônia, passou a ser não tomar mais gols. O time se fechou, tentando o ataque em jogadas isoladas.
Aos 35, a bola sobrou para Krychowiak na pequna área, mas o volante Uribe bloqueou o chute. Aos 38, o próprio Uribe quase faz de calcanhar. Lewandowski queria o gol de honra, chutou de longe, aos 43, para grande defesa de Ospina, outro que teve boa atuação.
Mas a superioridade era do time colombiano, bem mais organizado. A Polônia, então, viu a Colômbia trocar passes e oferecer perigo, esbanjando a velha técnica sul-americana.
Ficha técnica
Polônia x Colômbia
Data e local: domingo (24), às 15h, na Arena Kazan
Árbitro: César Arturo Ramos (México)
Assistentes: Marvin Torrentera (México) e Miguel Hernandez (México)
Gols: Mina, aos 39 minutos do primeiro tempo; Falcão Garcia, aos 24 e Cuadrado, aos 29 do segundo
Cartão amarelo: Bednarek, aos 5 do 2T e Goralski, aos 39 do 2T
Polônia: Szczesny; Piszczek, Bednarek e Pazdan (Glik, aos 35 do 2T); Krychowiak, Goralski, Bereszyniski (Teodorczyk, aos 27 do 2T), Rybus e Zielinski; Lewandowski e Kownack (Grosicki, aos 11 do 2T). Técnico: Adam Nawalka.
Colômbia: Ospina; Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Barrios, Aguilar (Uribe, 31 do 1T), Quintero (Lerma, aos 27 do 2T) e James Rodríguez; Cuadrado e Falcao Garcia (Bacca, aos 32 do 2T). Técnico: José Pekerman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário