quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como usar o Grafite. Seja um mestre Hiper Realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona lá no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16

Foto da capa


Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.



2°- UMA BOA IMAGEM
Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não passem despercebidos.


3°- O ESBOÇO







Uma das partes mais importantes para um bom resultado é o esboço, ele serve para alinhar e distribuir o desenho no espaço a ser trabalhado e dar proporções ao trabalho, tome muito cuidado pois um desenho com proporções não exatas e detalhes tortos irá prejudicar muito a fisionomia da quilo que você resolveu desenhar. Então procure traçar o desenho sem forçar o lápis, o traço forte poderá atrapalhar o sombreamento, e deixar marcas caso você tenha que apagar.

4° HORA DE SOMBREAR:
 


Depois de ter feito um esboço bem caprichado e com proporções fieis ao original é hora de sombrear e dar mais vida ao trabalho.Observe no desenho ao lado a passagem do esboço para o começo do sombreamento.
Fique sempre atento as tonalidades das manchas, procure manter o equilíbrio dos tons e lembre-se no desenho realista não existem traços apenas tons e sombras.Afastar-se do desenho pode facilitar na visualização de alguns erros e discordâncias de tons.
Cada desenhista se adapta e desenvolve melhor uma técnica de sombreamento, você precisa praticar algumas delas e ver a qual se adapta melhor,uma das técnicas que eu particularmente gosto bastante é de sombrear com pincel, trás mais suavidade aos tons, também pode ser utilizado um papel toalha macio, outros preferem sombrear com os dedos, essa são apenas algumas técnicas entre tantas outras.Caso venha a usar alguma dessas citadas procure sombrear com movimento suaves e circulares.


OS DETALHES FAZEM A DIFERENÇA


De valor aos detalhes, eles dão toda a diferença ao seu trabalho,a limpidez e a clareza entre um detalhe e outro vão favorecer no resultado final.Se você deixar os traços que deveriam ser precisos meio borrados o desenho ficara sem nitidez, para detalhes mais precisos você pode usar um lápis mais duro, como os “H” ou “HB”.
Desenhar cada detalhe, mesmo que seja pequeno vai do nível de paciência de cada um, porque o resultado final encanta quem observa.Um desenho limpo nas áreas brancas sem manchas é fundamental.








O resultado final depende do seu empenho, estamos sempre em constante evolução, cada dia um pouco melhores, então continue praticando e nunca desista.
Boa Sorte !!!

Técnica de Sobreposição de Grafite

Essa técnica consiste em se fazer o cabelo usando três lápis com diferentes graduações, basicamente o HB, 2B  e 4B. Começamos com o lápis mais leve, o HB conforme o exemplo. Deverás passar por toda a parte a ser feito o cabelo  (Pode-se dividir em etapas) de forma firme, e suave nas partes de grande intensidade de luz . Como ele é mais claro, podemos forçar um pouco nos riscos em quase toda a área do cabelo. Lembrando de sempre fazer, acompanhando o penteado, ou seja, o sentido dos fios.


Em seguida, com um lápis de uma graduação um pouco maior, 2b conforme exemplo, ir “riscando” por cima da primeira camada feita pelo HB, deixando as partes mais iluminadas sem essa segunda camada. Ou seja, a intenção é escurecer somente a parte que necessite, o que for para ficar claro deverá passar apenas  pela primeira camada com o HB.
E para finalizar,  com o 2b mesmo, ou 3b se necessário, fazer as partes mais escuras, forçando um pouco mais o lápis. Lembrando que essa terceira camada deverá ser aplicada somente nas partes mais escuras, ou seja, naquelas partes do “penteado” onde quase  não exista luz.

É claro que para um bom resultado vai depender da sua paciência em fazer os riscos na graduação certa e principalmente ficar atendo ao “penteado”.

Por; Juarez Anunciação

Atenção amigos, alunos, admiradores e leitores deste blog, estou precisando mais do que nunca da ajuda de vocês depositem 2, 5, 10, 50 , 100  não vou especular valores o que vocês poderem , e ficarei grato. ao fazer isso estará ajudando a manter esse blog no ar, sem contar que terá novas matérias aulas de desenhos realista, esculturas, como criar seus Mangás ou HQ,
Se esse blog já ajudou você em algum momento ta na hora de retribuir ajude por favor; não em porta se você é Brasileiro ou não faça seu deposito.

Banco Bradesco ; AGÊNCIA 3004 DIG 0 CONTA 1013759 DIG 4

Ajude Juarez Anunciação

3 comentários:

  1. Muito bom .... eu tenho 18 anos e faço realismo, mas estou querendo avançar para o hiper realismo porem nao estou conseguindo obter o resultado, alguns desenhistas me sugeriram escurecer os tons de sombra.. mas tenho medo de acabar deixando o desenho escuro demais o que devo fazer?

    ResponderExcluir