quarta-feira, 22 de março de 2017

Como eram as escolas da Era Vitoriana? Descubra todos os segredos

Por;  Julia Moretto

escuelas-victorianas-6

Diferentes tipos de escolas existiram em diferentes culturas e civilizações. A Era Vitoriana ficou famosa por tornara educação obrigatória e disponível para pobres e ricos, estabelecendo as bases para as escolas de hoje em dia. Mas como eram as escolas da época?

Quando a Rainha Vitoria ascendeu ao trono em 1837 a educação era um privilégio das classes ricas. Era comum ter uma governanta em casa e quando os meninos chegavam à idade suficiente,eram matriculados em instituições para completar os estudos. As meninas geralmente continuavam sendo educadas em casa. As classes trabalhadoras não tinham acesso à educação até que Robert Raikes iniciou a chamada “Escola Dominical”. Então filhos que trabalhassem durante a semana poderiam receber alguma instrução.

escuelas-victorianas-1

A partir dos anos 40 do século 19, se espalhou por todo o país a Escola Britânica e a
Escola Ragged – escolas de caridade para crianças sem recursos. Em 1870 foi aprovada uma lei que tornava obrigatória a presença para todas as crianças dos 5 aos 10 anos e em 1893,a idade foi estendida para 11 anos. Apesar da lei, muitas crianças não iam à escola porque seus pais ou empregadores queriam colocá-las para trabalhar.

escuelas-victorianas-2

O cronograma das escolas vitorianas era das 9:00 às 17:00 horas com uma pausa de 2 horas para comer – elas iam para casa almoçar. Nas escolas rurais,as crianças levavam comida em suas lancheiras. Eles tinham uns poucos momentos de prazer. Os edifícios tinham janelas altas para que os alunos não se distraíssem. Além disso,possuíam lâmpadas de gás e as salas eram pouco ventiladas. As salas de aula abrigavam cerca de 70 crianças por turma. Houve uma sala de aula na escola municipal Hitchin com 300 alunos. Geralmente, as crianças eram separadas por idade. Muitas salas de aula tinham o chão inclinado, de modo que o professor poderia ver os alunos.

  escuelas-victorianas-3
Para o Cálculo era utilizado o ábaco. Eles também recebiam algumas lições de Geografia e Ciências, a primeira com o auxílio de um globo ea segunda através de observações. A aula de Religião, era utilizada para introduzir a leitura, uma vez que durante muitos anos a Bíblia era o primeiro livro com que teriam contato. De tarde, eles recebiam um ensino mais prático: os meninos aprendiam sobre carpintaria, agricultura, calçado. As meninas a trabalhar em casa com o ferro ou a cozinha.

escuelas-victorianas-5

Como papel e tinta eram caros, eles escreviam em caixas de areia. Naquela época e até meados do século 20, as crianças eram forçadas a escrever com a mão direita. As crianças vitorianas eram muitas vezes punidas na escola, quando não cumpriam as normas. Era normal ser espancado com tiras de couro e outros utensílios. Outra punição era colocar na cabeça do aluno a inscrição de “burro” e deixá-loem um banco alto.
 
A maioria dos professores durante a era vitoriana era de mulheres, uma vez que esta foi uma das poucas profissões aceitas para elas. Não havia a figura do assistente, por exemplo.Apesar de todos os problemas, as escolas serviram como base para a educação formal obrigatória que chegou aos nossos dias.
[ Super Curioso ] [ Fotos: Reprodução / Super Curioso ]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário