domingo, 15 de dezembro de 2013

Tutorial – Como desenhar Nariz

Neste tutorial  feito por mim inspirado no tutorial Brian Duey (todas as imagens exceto a primeira, são de autoria de Brian Duey), podemos tirar uma idéia de como se desenhar um nariz realista. Aqui não está apresentado uma regra, e sim uma forma, de muitas formas de fazer. Cabe a cada artista adaptar ao seu estilo de desenhar! Juarez Anunciação
Me Adiciona lá no Facebook;  https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16

image.png
Varias pessoas me perguntam aqui no “Juarez desenhos” dicas sobre para poder aperfeiçoar seu desenho de nariz, por isso, resolvi publicar este tutorial.

Passos para o desenho realista de Nariz

Passo 1 Primeiramente faça o esboço, ou seja, o contorno do nariz. Esse contorno deve ser feito com levesa, para que desapareça quando for sombrear
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 2 Em seguida, pegar um lápis 3B (ou outro de sua escolha) e ir passando o grafite nas partes mais escuras do nariz. Não importa se ficou bom ou não, desde que fique homogênio, pois será esfumado depois.
Passo 3 Esfumar a parte que passou o grafite, buscando alcançar o tom original da imagem.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 4 Repetindo os 2 últimos passos, eu trabalho em outra área escura do nariz. Neste desenho, a fonte de luz está vindo da direita, então toda a sombra mais escura fica do lado esquerdo.
Passo 5 Agora começamos a trabalhar a área próxima à narina. Este é um dos lugares mais escuros em um nariz, porque ali está sendo recebida a sombra da narina. Esta parte também deve ser esfumada usando um esfuminho igual os passos anteriores. Ao trabalhar em um desenho, sempre tente lembrar-se qual a direção da fonte de luz está vindo.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 6 Em seguida, comece a fazer a parte de cima do nariz, onde a textura também é mais escura. No desenho realista geralmente é assim: Fazemos uma pequena parte de cada vez! é isto que garante um bom resultado!
Passo 7 O lado esquerdo do nariz fica sombreado. Com o esfuminho vou espalhando o grafite das partes escuras para as partes claras, fazendo um degrade. Se achar que deve escurecer mais alguma parte, basta aplicar mais grafite e esfumar mais um pouco.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 8 A parte mais escura da narina, esse lado esquerdo, geralmente uso o lápis 3B e em seguida uso o esfuminho para dar o acabamento.  Quando temos áreas muito escuras, como por exemplo o “buraco do nariz”, e precisamos fazer pelos, eu os faço apos escurecer, usando uma borracha plástica com uma beirada bem fina, passo a borracha com o objetivo de tirar o excesso de grafite. Outra opção seria passar o boleador antes de escurecer.
Passo 9 Depois de passar a borracha, faço alguns retoque com um lápis de ponta fina, caso a borracha tenha tirado mais grafite que deveria.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 10 Voltando-se ao nariz, começo a espalhar o grafite para as outras áreas com o esfuminho.
Passo 11 Vou espalhando, formando o tom mais leve que existe do outro lado do nariz. Mas eu também uso um pouco de lápis no lado direito, pois as vezes é preciso colocar um tom mais forte em algumas áreas, e nesse caso, uso o lápis.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 12 Agora começamos a trabalhar na parte do olho do lado direito.
Passo 13 O nariz já está basicamente pronto. Tudo o que você precisa fazer é refinar seu desenho, colocando alguns detalhes sutis, mas essenciais para deixar seu desenho com aspecto realista.Você pode adicionar poros para o nariz, os cabelos, as imperfeições, o que você queiser, até mesmo uma verruga. Os mais jovens estão mais propensos a ter uma pele mais lisa, e os mais de idade uma pele com imperfeições. lembre-se sempre disso, e terás sucesso.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 14 Nesse exemplo, escolhi fazer um desenho de um nariz de idoso, de forma que fosse visível os detalhes que podemos colocar, para tornar o desenho real. Então eu adicionei poros, sardas, luz, pelos, rugas e alguns para ele.
Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como eu faço as coisas todos os dias, mas a idéia básica do desenho é apenas para entender como fazer os tons de fluxo e para treinar o olho para ver o que os outros não vêem. Pratique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário