Pular para o conteúdo principal

Tutorial – Como desenhar Nariz

Neste tutorial  feito por mim inspirado no tutorial Brian Duey (todas as imagens exceto a primeira, são de autoria de Brian Duey), podemos tirar uma idéia de como se desenhar um nariz realista. Aqui não está apresentado uma regra, e sim uma forma, de muitas formas de fazer. Cabe a cada artista adaptar ao seu estilo de desenhar! Juarez Anunciação
Me Adiciona lá no Facebook;  https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16

image.png
Varias pessoas me perguntam aqui no “Juarez desenhos” dicas sobre para poder aperfeiçoar seu desenho de nariz, por isso, resolvi publicar este tutorial.

Passos para o desenho realista de Nariz

Passo 1 Primeiramente faça o esboço, ou seja, o contorno do nariz. Esse contorno deve ser feito com levesa, para que desapareça quando for sombrear
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 2 Em seguida, pegar um lápis 3B (ou outro de sua escolha) e ir passando o grafite nas partes mais escuras do nariz. Não importa se ficou bom ou não, desde que fique homogênio, pois será esfumado depois.
Passo 3 Esfumar a parte que passou o grafite, buscando alcançar o tom original da imagem.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 4 Repetindo os 2 últimos passos, eu trabalho em outra área escura do nariz. Neste desenho, a fonte de luz está vindo da direita, então toda a sombra mais escura fica do lado esquerdo.
Passo 5 Agora começamos a trabalhar a área próxima à narina. Este é um dos lugares mais escuros em um nariz, porque ali está sendo recebida a sombra da narina. Esta parte também deve ser esfumada usando um esfuminho igual os passos anteriores. Ao trabalhar em um desenho, sempre tente lembrar-se qual a direção da fonte de luz está vindo.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 6 Em seguida, comece a fazer a parte de cima do nariz, onde a textura também é mais escura. No desenho realista geralmente é assim: Fazemos uma pequena parte de cada vez! é isto que garante um bom resultado!
Passo 7 O lado esquerdo do nariz fica sombreado. Com o esfuminho vou espalhando o grafite das partes escuras para as partes claras, fazendo um degrade. Se achar que deve escurecer mais alguma parte, basta aplicar mais grafite e esfumar mais um pouco.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 8 A parte mais escura da narina, esse lado esquerdo, geralmente uso o lápis 3B e em seguida uso o esfuminho para dar o acabamento.  Quando temos áreas muito escuras, como por exemplo o “buraco do nariz”, e precisamos fazer pelos, eu os faço apos escurecer, usando uma borracha plástica com uma beirada bem fina, passo a borracha com o objetivo de tirar o excesso de grafite. Outra opção seria passar o boleador antes de escurecer.
Passo 9 Depois de passar a borracha, faço alguns retoque com um lápis de ponta fina, caso a borracha tenha tirado mais grafite que deveria.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 10 Voltando-se ao nariz, começo a espalhar o grafite para as outras áreas com o esfuminho.
Passo 11 Vou espalhando, formando o tom mais leve que existe do outro lado do nariz. Mas eu também uso um pouco de lápis no lado direito, pois as vezes é preciso colocar um tom mais forte em algumas áreas, e nesse caso, uso o lápis.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 12 Agora começamos a trabalhar na parte do olho do lado direito.
Passo 13 O nariz já está basicamente pronto. Tudo o que você precisa fazer é refinar seu desenho, colocando alguns detalhes sutis, mas essenciais para deixar seu desenho com aspecto realista.Você pode adicionar poros para o nariz, os cabelos, as imperfeições, o que você queiser, até mesmo uma verruga. Os mais jovens estão mais propensos a ter uma pele mais lisa, e os mais de idade uma pele com imperfeições. lembre-se sempre disso, e terás sucesso.
nose drawing tutorialnose drawing tutorial
Passo 14 Nesse exemplo, escolhi fazer um desenho de um nariz de idoso, de forma que fosse visível os detalhes que podemos colocar, para tornar o desenho real. Então eu adicionei poros, sardas, luz, pelos, rugas e alguns para ele.
Espero que este tutorial tenha ajudado você de alguma forma ou de outra. Eu posso explicar como eu faço as coisas todos os dias, mas a idéia básica do desenho é apenas para entender como fazer os tons de fluxo e para treinar o olho para ver o que os outros não vêem. Pratique!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Grafite. Seja um mestre Hiper Realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona lá no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16




Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.


2°- UMA BOA IMAGEM Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não …

Todas as Histórias da Saga Bahia-Man Universo HQ, Criada em 2003 por Juarez Anunciação

Da Redação

A gora cada time de futebol no planeta Terra é Um Super Herói.  na batalha sem fim nesse universo existe um homem de aço entre nos...

Ba-Vi é o nome que se dá ao clássico do futebol em que se enfrentam os dois principais clubes da cidade de Salvador, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória.
É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Esquadrão de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de Setembro de 1932 (Bahia 3 x 0 Vitória) com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.
Em nove edições do Campeonato do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002), sendo este o único clássico estadual a chegar na final deste campeonato regional.


Dentre os resultados recentes, porém, o Vitória tem tido superioridade sobre seu maior rival, o que em tempos anteriores ocorria ao contrário, quando a superioridade era Tricolor.
Agora é Guerra! o Ba-V…

Conheça as gêmeas que compartilham o mesmo namorado e já gastaram quase 600 mil reais para se manterem idênticas

Da Redação

Agora você vai conhecer as gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado.

Lucy e Anna DeCinque acabaram com suas poupanças em implantes mamários, injeções nos lábios, sobrancelhas e cílios falsos, para se certificarem de que se parecem exatamente uma com a outra.
As jovens de 28 anos, que nasceram apenas com um minuto de diferença uma da outra, comem as mesmas refeições, saem sempre juntas e compartilham a mesma conta no Facebook.
Gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado, se tornaram sucesso no Japão recentemente. Lucy disse: “Nós podemos até mesmo sentir a dor do outro, como no dentista, que é uma coisa de gêmeas.”



A dupla, de Perth, Austrália, atualmente está namorando o mecânico Ben Byrne.
Elas disseram ao canal Seven Sunrise: “Nós tivemos namorados separados no passado e não deu certo, mas agora é muito mais fá…