Um raio não cai duas vezes em KEN PARKER

Vez ou outra, ora um ora outro, os autores de KEN PARKER vem a público acenar com uma possível conclusão para a saga do scout (ver postagem de 16 de maio último). Como sempre, a falta de uma editora que se comprometa com o projeto é citada como principal impedimento.

Hoje, para contar e desenhar as histórias que colocariam fim à trama, seus idealizadores querem, antes de tudo, rever todos os episódios, colorizá-los, republicá-los... E pensar que, na década passada, a Panini Comics relançou toda a obra de Berardi & Milazzo na sua magnífica KEN PARKER COLLECTION, um justo tributo à genial dupla. Que oportunidade se perdeu para também finalizar, com todos os capítulos faltantes, a aventura de Rifle Comprido no mundo dos fumettis. Ou me engano em afirmar que a Panini, se consultada na época do lançamento da sua coleção, diria sim aos planos de se encerrar definitivamente a saga?

Os fãs que acreditam em Papai Noel, claro, aguardam... enquanto vão perdendo as esperanças de rever Rifle Comprido novamente cavalgando, livre, rumo a um final feliz.
O blog "Notas Bedéfilas" e o blog do Tex divulgaram um vídeo produzido por Nuno Neves (editor do primeiro blog) com Ivo Milazzo realizando um desenho no VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

No vídeo podemos apreciar o traço rápido e preciso do mestre italiano.

Confiram:

 

Um dia de Milazzo por Lancelott



Lancelott é um fã de quadrinho que se apaixonou pela Nona Arte ainda pequeno. nas suas palavras o autor afirma que "foi uma sedução, claro, nada a ver com Wertham".

Foi Fanzineiro na década de 80 quando se aventurou nos desenhos, apesar de considerar seu trabalho nessa época nada profissional e sim fruto da sua paixão pela arte. Hoje
Lancelott dedica seu tempo mais ao estudo dos quadrinhos através do seu blog "HQ Quadrinhos".

Fã declarado de
KEN PARKER, Lancelott o retratou na fase inicial das aventuras do herói, que é a que mais gosta. Junto ao KEN está o personagem Exú que foi criado pelo desenhista na década de 80 e foi publicado em fanzines como o QUERELA, uma publicação que abordava as questões de mitos, lendas e os panteões dos orixás.
Exú é portanto a encarnação do deus africano a vagar pela terra em busca de respostas pelos atos humanos... É conhecido como A Esfera, por poder se deslocar no tempo para o futuro ou passado.

Giancarlo Berardi recebe o Prêmio Anafi de Quadrinhos

Em Reggio Emilia, uma província italiana, Giancarlo Berardi foi premiado na 41º edição do Prêmio Anafi de Quadrinhos, como melhor escritor.

O autor já tinha sido premiado anteriormente, quando em 1993 foi agraciado co
mo melhor argumentista e a revista KEN PARKER magazine recebeu o Prêmio de Melhor Iniciativa Editorial do ano.

A ANAFI (Associazione Nazionale Amici del Fumetto e dell'illustrazione) concedeu a Berardi o prêmio que o consagra por todo o conjunto
da sua obra, que envolve trabalhos com personagens como Diabolik, Tarzan, Nick Raider, Tex e suas criações Julia e KEN PARKER, além de trabalhos como Marvin, Contraste, Noturno, Tom's Bar entre outros.

Um dia de Milazzo por Daniel Brandão



Daniel Brandão, artista nato, descobriu seu caminho quando participou da Oficina de Quadrinhos da Universidade Federal do Ceará. Lá publicou pela primeira vezna revista Pium, em 1995. Seu primeiro trabalho profissional foi com o Capitão Rapadura, criação do cartunista Mino. É o co-criador da revista independente Manicomics que faturou três prêmios HQ Mix. No ano 2000, Daniel estou na Joe Kubert School, em Nova Jérsei. Lá, publicou na DC Comics e foi premiado pela Dark Horse. Fez diversos trabalhos para várias editoras e desenhou grandes personagens como Quarteto Fantástico e X-men em uma série de cards. Em 2009 foi um dos 50 artistas que participaram do projeto MSP 50 em homenagem a Mauricio de Sousa.

Desde 1998 ministra aulas de desenho e quadrinhos no
Estúdio Daniel Brandão de Quadrinhos e artes gráficas.

Agora empresta seu traço para realizar um fantástico
KEN PARKER.
Dia 28 de Maio foi inaugurado o VII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, com a presença de vários artistas, sendo a principal estrela Ivo Milazzo.

O evento vai de 28 de maio até 12 de junho. Milazzo foi presença nos dois primeiros dias do evento, com uma exposição de originais seus e uma sessão de autógrafos.

Na ocasião, José Carlos Francisco, autor do blog do Tex, foi presenteado por algumas artes do Milazzo e gentilmente nos concedeu as imagens feita pelo genial artista, relacionadas a KEN PARKER.





Ao lado do Ivo Milazzo, a pequena Beatriz, filha do José Carlos, espera o mestre terminar um desenho da cachorrinha Lily.

Um dia de Milazzo por Umberto Buffa




Três maravilhosas ilustrações no traço do italiano Umberto Buffa.

Um apaixonado pela saga de KEN PARKER, Umberto tem magníficos trabalhos que podem ser visualizado em seu perfil no facebook.

Dos artistas que lhe inspiram, tem em Ivo Milazzo, Magnus e Hugo Pratt, seus maiores ídolos.

Revisão na saga de KEN PARKER e capítulos inéditos?


Os fãs de KEN PARKER ficaram órfãos quando o personagem parou de ser publicado. Para piorar a situação, para uma grande maioria, a saga não teve um fim, ou pelo menos, não o fim que Rifle Comprido merecia.

Isso pode ser mudado, no correio de uma recente edição italiana de Julia,- outra criação de Berardi - o autor afirma o interesse em concluir a trajetória de KEN nos quadrinhos.

Segue abaixo a tradução do trecho em que Berardi fala sobre Rifle Comprido:
"O afeto dos leitores de Rifle Comprido é constante e aparentemente imperecível. Em toda mostra, conferência ou um simples encontro alguém me pede notícias do nosso scout. E isso sem falar das cartas. Todos gostariam de vê-lo novamente cavalgando pelas Grandes Pradarias. Eu também gostaria, devo dizer. KEN é um filho, um irmão, até mesmo um pai. É sangue do meu sangue e eu ficaria muito contente de trazê-lo novamente à cena.

Contudo, escrever algumas histórias para terminar a saga me pareceria pouca coisa. Nas minhas intenções e naquelas de Ivo Milazzo, o autor-desenhista do personagem, está um projeto que prevê a revisão total de todas as histórias, sua colorização e a consequente reedição. Em suma, uma edição revista e corrigida que seria seguida dos episódios inéditos. O problema, nestes tempos de vacas magras, é encontrar um editor disposto a efetuar um investimento tão alto. Por outro lado, nos últimos quinze anos, KEN se tornou um objeto de culto, que merece muita atenção e respeito, começando pelos seus autores.
Sobre uma possível volta da série, não é a primeira vez que o autores tocam nesse assunto. Quando esteve no Brasil em outubro de 2007, Berardi concedeu uma entrevista ao jornalista Sidney Gusman, do Universo HQ e falou sobre o interesse em concluir as aventuras do Scout com mais algumas edições.

Já o criador gráfico da série, Ivo Milazzo chegou a notificar em fevereiro de 2009, na revista especializada Fumo di China, que estaria desenhando a história que poria fim à saga do personagem.

O problema portanto ainda é o mesmo, alguma editora com coragem suficiente para encarar a empreitada e publicar o personagem até o fim. Com isso, temos de inédito o interesse dos autores em uma revisão das histórias já publicadas e a ideia de relançar todo o material à cores.

Enquanto essa novela não acaba, resta aos fãs especular sobre o que seria essa revisão, uma inclusão de novos capítulos entre os já lançados ou a exclusão de alguma história? E as cores, seriam do Milazzo?

Créditos da tradução:
José Ricardo
http://bonellihq.blogspot.com
Cartões postais do KEN PARKER pelo Cluq!

Em agosto de 2008 o CLUQ (Clube dos Quadrinhos) lançou no Brasil a cultuada coleção IL RESPIRO E IL SOGNO, histórias breves, sem textos, com aquarelas magníficas de Ivo Milazzo, em quatro volumes com capa cartonada.

Agora o CLUQ está colocando à venda os números restantes de FILHOTES, A LUA DA MAGNÓLIA EM FLOR, SOLEADO e PÁLIDAS SOMBRAS com quatro cartões postais com as ilustrações das capas como brinde para quem adquirir os últimos exemplares.

Os cartões seguem apenas como brinde e não serão vendidos separadamente.

Para comprar, basta entrar em contato através do e-mail: cluq@terra.com.br.



Um dia de Milazzo dessa vez conta com o fantástico trabalho do artista Ronald Guimarães, um apaixonado por Western e fã declarado da arte de Ivo Milazzo, o que nós percebemos no seu desenho logo de cara. Uma verdadeira prova de amor e talento pelo que faz.

Que sorte a nossa!

Ronald Guimarães
, de 38 anos, natural de Carolina, Estado do Maranhão no Brasil, morador há mais de 20 anos em Goiânia, casado, com 2 filhos,
bacharelado em designer gráfico, desenvolvendo no presente embalagens e fazendo ilustrações comerciais para publicidade.

Atualmente ilustra a Graphic Novel "Chasco - Na trilha dos Abutres" com roteiro do veterano Wilson Vieira.

Para visualizar mais da arte do Ronald, cliquem nos links abaixo:



Ivo Milazzo vai para Portugal

O blog do Tex informou que Ivo Milazzo estará presente na sétima edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que será realizado entre os dias 28 de maio e 12 de junho de 2011.

O evento irá contar com uma exposição de 30 originais de Milazzo dos seus mais diversos trabalhos selecionados pelo próprio autor.

O desenhista estará presente no fim de semana de abertura do evento, os dias 28 e 29 de maio.

Aos que estiverem por lá na ocasião, não percam!

 

Um dia de Milazzo chega em ritmo de carnaval com essa fantástica arte do carioca Nei Lima.
Desenhista, cartunista e caricaturista, Nei é formado em Comunicação Visual e é professor universitário com cadeira de Desenho de Humor e Caricatura.

Sua arte já foi publicada em diversos jornais e revistas alternativas, com a publicação de uma história sua satirizando o Programa Show da Xuxa na famosa revista MAD. Atualmente trabalha para a empresa do Jornal O Dia, produzindo ilustrações e caricaturas para um dos jornais da casa, o esportivo Marca Brasil, onde obteu recentemente uma premiação em equipe por uma ilustração em um trabalho de infografia do jornal, concedido pela Society for News Design (SND), e agora sua arte vem embelezar o KPblog com o samba na ponta do pé.

Uma coisa é certa, KEN nunca "negou fogo" e ao que parece ainda não será dessa vez que vai.

Os vencedores do concurso da 3ª Semana do Quadrinho Nacional

A 3ª HQBras foi um sucesso, todos que visitaram o site puderam comprovar isso. Este ano, entre as várias ilustrações, tivemos o cartaz realizado pelo caricaturista Bira Dantas, que desenhou ao lado de KEN PARKER, cinquenta personagens criados por artistas brasileiros.

Dessa ilustração surgiu a ideia de realizar um concurso, onde o leitor que identificasse o maior número de personagens, ganharia uma caricatura feita pelo próprio Bira. Dos participantes, tivemos dois vencedores com 43 acertos, Marcello Fontana e Sérgio Barreto (com a família), ambos agora retratados pela mágica pena de Bira Dantas.

Confiram:

O Monstro Souza e KEN PARKER.

Bruno Azevêdo juntamente com Gabriel Girnos, lançaram na Rio Comicon 2010 o livro O Monstro Souza [Romance Festifud], uma publicação da Pitomba! Livros e discos, com 240 páginas, a R$ 20,00.

A obra mistura texto e prosa, histórias em quadrinhos (desenhadas por 10 artistas), anúncios, fichas de RPG, recortes, informações jornalísticas (impressas e transcrições de locuções de rádio) e ilustrações para contar a inusitada história de um monstro na forma de um cachorro-quente. O texto é bem inescrupuloso, absurdo e com muito humor negro, recheado de informações da cultura maranhense e cultura de massa.
Para ter uma noção do absurdo vejam o que tem escrito na 4ª capa do livro:

"Tipo misterioso. 100% discreto e gostoso. 1,80m de prazer e volúpias. Universitário. Ele, ela, casais e grupos. Com ou sem acessórios, uma loucura..."
"Ele é um cachorro-quente. E mata!"

Agora os leitores deste blog podem se perguntar o que este livro tem a ver com KEN PARKER, portanto vamos a resposta.

A obra possui tiras em quadrinhos onde temos um KEN PARKER nos tempos atuais, no Maranhão, em meio a carros, comendo um cachorro-quente. São 15 tiras e duas ilustrações que levam o leitor para um inusitado final (como tudo neste livro).


Independente da aparição de Rifle Comprido, o livro vale os R$20,00 do seu suado salário, já para os fãs da criação de Berardi e Milazzo é um atrativo a mais, para ter uma diferente obra na coleção.

Fica a dica.

Para maiores informações acessem o blog do livro:
http://romancefestifud.blogspot.com/

 
KEN PARKER Mundo dos Super-Heróis.

Uma das revistas mais prestigiadas sobre quadrinhos no Brasil, finalmente abre suas portas para os personagens da Sérgio Bonelli Editora. É verdade que KEN PARKER e Tex já foram presença na edição nº. 13 - Nov/Dez 2008 - na matéria intitulada "Heróis do Velho Oeste", porém somente na atual edição, a nº. 25 é que foi reservado um espaço maior (10 páginas) para os personagens da "Casa dos Sonhos de Papel".

A matéria "Universo Bonelli" é aberta com uma ilustração do premiado quadrinista brasileiro Daniel Brandão, com cores de Alzir Alves e uma rápida apresentação sobre a SBE na Itália e no Brasil e segue com notas sobre os personagens da editora italiana, KEN PARKER, Júlia,Mágico Vento, A História do Oeste, Bella & Bronco, Martin Mystère, Mister No,Nathan Never, Dylan Dog, Tex, Dampyr, Nathan Never, Leo Pulp, Judas, Nick Ridere Zagor.

Fica o pedido aos leitores para que mandem e-mails para a redação da revista opinando sobre a matéria, esses comentários podem vir a garantir uma nova reportagem, maior e dedicada aos personagens isoladamente. Pode até surgir um Dossiê KEN PARKER, já imaginaram?









Bira Dantas é um dos maiores mestres do traço nacional da atualidade. Vive em Campinas - SP, feliz da vida, com Claúdia, Alice e Thaís. Começou desenhando Os Trapales, em 1979. Das piadas do Didi às charges foi questão de tempo. Sua arte está em toda parte, de panfletos sindicais a publicações empresariais; nas revistas de quadrinhos, jornais e sites. Vários prêmios em salões de humor, destaques para o 1º lugar em caricatura no International "Ramiz Gökçe" Cartoon Festival, da Turquia/Chipre (2003) e os três HQMix (o de 2008 pela sua adaptação de Dom Quixote para os quadrinhos).

Bira é o autor do cartaz para nossa 3ª Semana do Quadrinho Nacional, que teve design de Indira Garcez. A ilustração do cartaz é também a participação do mestre em nosso evento, pois no período em que ocorreu a 3ª HQbras, ele estava em Angoulême, realizando um sonho, há muito merecido. Parabéns!





Para o nosso evento este ano, Bira Dantas resolveu fazer da sua ilustração, uma brincadeira com nossos leitores e com isso surgiu o primeiro concurso do KPblog. O leitor que identificasse o maior número de personagens no cartaz e nos enviasse a resposta por e-mail, teria uma caricatura feita pelo próprio Bira.

Para os que tentaram, eis nossa relação completa com os nomes dos personagens e seus autores:

1. KEN PARKER - Berardi e Milazzo
2. Raimundo, o Cangaceiro - José Lanzelotti
3. Velta - Emir Ribeiro
4. Zeferino - Henfil
5. Caravelas - Nilson Azevedo
6. Escorpião - Wilson Fernandes
7. Maciota - Paulo Paiva
8. Pererê - Ziraldo
9. Tatu-man - Bira Dantas
10. Bidu - Mauricio de Souza
11. Menino Maluquinho - Ziraldo
12. Formigueiro - Ciça
13. Tatoozinho - Marcio Baraldi
14. Graúna - Henfil
15. Amigo da Onça - Péricles
16. Mônica Jovem - Mauricio de Souza
17. Pelezinho - Mauricio de Souza
18. As Cobras - Luiz Fernando Veríssimo
19. Os Trapalhões - Carlos Carcamo
20. Diabo Coxo - Angelo Agostini
21. Bode Francisco Orelana - Henfil
22. Etezinho - Paulo Antonio
23. Overman - Laerte
24. Supermãe - Ziraldo
25. Azeitona, Reco-reco e Bolão - Luiz Sá
26. Targo - Rodolfo Zalla
27. Rê Bordosa e Bob Cuspe - Angeli
28. Roko-Loko - Marcio Baraldi
29. Meteoro - Roberto Guedes
30. Geraldão - Glauco
31. Garra Cinzenta - Renato Silva
32. Dasdô - Flavio de Almeida
33. Ozetês - Glauco
34. Aline - Adão Iturusgarrai
35. Radical Chic - Miguel Paiva
36. Gavião do Riff Raffles - Carlos Arthur Thirré
37. Dom Ináfio - Ota
38. Melindrosa - J. Carlos
39. Capitão dos Piratas do Tietê - Laerte
40. Raio Negro e Homem lua - Gedeone Malagola
41. Jeremias, O bom - Ziraldo
42. Jerônimo - Edmundo Rodrigues
43. Chet - Wilde e Watson Portela
44. Lucas - Luiz Augusto
45. Gabi - Moacir Torres
46. Juca Pato - Belmonte
47. Aú - Flávio Luiz
48. Turma do Xaxado - Cedraz
49. Mária Erótica - Claudio Seto
50. Mirza - Eugênio Colonnese
51. Cubinho - Mario Mastrotti.
[ATUALIZAÇÃO]

Quando estava para concluir a postagem, eis que vejo o Bira on-line e começamos a conversar.
Após um breve bate papo sobre como foi a viagem, ele pergunta se dava tempo de mandar o KEN com o Tatu-man e minha resposta não podia ser outra: Sim!
Vejam agora a sensacional arte do Bira Dantas:


Tatu-man é o mais novo personagem de Bira Dantas e foi criado para estrelar uma série de tirinhas para o Jornal Correio Popular, de Campinas.
Nas palavras do próprio Bira, "ele é um anti-herói brasuca, medroso, ensimesmado, meio complexado... destes que a gente encontra pelas esquinas e até dentro de casa". O nome do personagem foi sugestão de sua filha Thais, que achou um nome mais heróico do que Homem-Tatu.



Adauto Silva, carioca, vizinho de Mestre Shima, de quem é amigo há mais de 3 décadas... desenhista do Recruta Zero e do Fantasma, anos 70, para a RGE (Rio Gráfica Editora) é o ganhador do 26º Prêmio Ângelo Agostini de Melhor Desenhista do País (2010). Sua capas são famosas e sua arte pode ser vista no seu blog e aqui.

Sacarrolha
é o personagem criado pelo desenhista italiano Primaggio. O artista morava no Brasil desde os 9 anos, e já nos anos 60, com 19 anos passa a trabalhar na RGE. Em 1970 a editora promoveu um concurso interno para criação de um personagem e o vencedor seria lançado em revista própria. Foi para este concurso que
Primaggio criou o palhaço Sacarrolha inspirado na admiração que tinha pelo ambiente alegre e descontraído do circo. Primaggio ganhou com o concurso um contrato de 3 anos de publicação com a Editora.

O primeiro número da Revista Sacarrolha foi para as bancas em janeiro de 1972, com uma tiragem de 160.000 exemplares e vendeu 130.000.


Jerônimo, o Herói do Sertão, rádio novela criada em 1953 por Moysés Weltman para a Rádio Nacional, bastante influenciada pelo faroeste americano, ficou 14 anos no ar.

Devido ao grande sucesso, o personagem ganhou uma revista em quadrinhos mensal e alguns almanaques, editados pela RGE (Rio Gráfica Editora), hoje Editora Globo. Seu principal desenhista foi Edmundo Rodrigues, mas também desenharam o personagem Juarez Odilon e Walmir Amaral, entre outros menos freqüentes.

Nesta ilustração AMoreira faz uma homenagem ao seu herói de infância, colocando-o lado a lado a KEN PARKER.

Possui um estúdio (Estúdio Banda Desenhada) em São Paulo, onde trabalha junto com o colorista e arte-finalista Omar Viñole.

Seus trabalhos mais conhecidos são "Depois da meia-noite", "Histórias do Clube da esquina", "À meia-noite levarei a sua alma", e recentemente a trilogia "Yeshuah" que possui dois volumes lançados, com o terceiro prometido para 2011.

Tianinha é a série que publicou durante 9 anos na revista "Sexy Total". Em 2008 publicou uma segunda série com a personagem, chamada Tianinha ilimitada, que saiu na revista Sexy Premiun.

Postagem em destaque

Aprenda a desenhar , rostos, mãos, pes, desenho da figura humana, seja um mestre da Arte do Hiper realismo, domine essa arte

Por; Juarez anunciação Me adiciona lá no facebook galera; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16 Figura humana - Proporções O...