Pular para o conteúdo principal

Jean Giraud, “pai” do tenente Blueberry, conhecido como Moebius, morre aos 73 anos

 

março 10, 2012
Por José Carlos Francisco

Jean Giraud (8 de Maio de 1938 – 10 de Março de 2012)



Jean Giraud (8 de Maio de 1938 - 10 de Março de 2012)
Faleceu hoje, sábado, dia 10 de Março de 2012, com 73 anos de idade, o consagrado desenhador e argumentista francês de banda desenhada que Sergio Bonelli tantas e tantas vezes cortejou (infelizmente sem êxito) para desenhar um Tex Gigante: Jean Giraud (também conhecido pelos pseudónimos de Moebius e Gir) criador do tenente Blueberry em colaboração com Jean-Michel Charlier.
Jean Giraud (um fã confesso de Fabio Civitelli, tendo inclusive desenhado um belo Tex para o desenhador italiano em 2008, naquele que é um dos mais especiais originais que Fabio Civitelli já recebeu e que mostramos um pouco mais abaixo) faleceu vítima de doença prolongada, segundo a sua esposa confidenciou há alguns minutos à rádio francesa Europe 1.


Sentados, da esquerda para a direita - Blueberry, Tex, Jean Giraud e Carson, em pé François Corteggiani, numa Arte de Emanuele Barison
Jean Henri Gaston Giraud foi um dos principais cartoonistas franceses, tendo também alcançado a fama no Japão e nos Estados Unidos. Nascido em Nogent-sur-Marne, a este de Paris, a 8 Maio de 1938, após uma infância a desenhar índios e cowboys e formação na Escola de Artes Aplicadas, começou como ilustrador para publicitários e para a indústria da moda antes de se dedicar à banda desenhada (começou a publicar os seus primeiros desenhos aos 18 anos, para trabalhos de publicidade e moda, antes de começar a colaborar com nomes conhecidos. Ao regressar da guerra da Argélia, publica uma série western na revista Spirou, depois na Pilote, e lança também as aventuras do tenente Blueberry, que lhe irão dar celebridade).

Tenente Blueberry e Tex desenhados por Colin Wilson
Jean Giraud ficou conhecido sobretudo com a criação do Tenente Blueberry, personagem do qual  lançou 28 volumes e adoptou o pseudónimo Moebius para ilustrações em revistas e livros de ficção científica. Para além de ter publicado o seu trabalho em várias revistas francesas, Moebius trabalhou ainda com artistas japoneses de manga e co-produziu uma aventura do super-herói norte-americano O Surfista Prateado com Stan Lee, pai de grande parte das criações da Marvel, além de ter trabalhado com Ridley Scott na criação gráfica do filme “Alien”.

Tex Willer desenhado por Jean Giraud para Fabio Civitelli
Nomeado Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990, Moebius tinha a insígnia das Artes e das Letras que recebeu do então presidente François Mitterrand em 1985 e teve os seus trabalhos expostos em vários países. Em 2010, a Fundação Cartier realizou uma grande retrospectiva da sua obra.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Grafite. Seja um mestre Hiper Realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona lá no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16




Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.


2°- UMA BOA IMAGEM Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não …

Todas as Histórias da Saga Bahia-Man Universo HQ, Criada em 2003 por Juarez Anunciação

Da Redação

A gora cada time de futebol no planeta Terra é Um Super Herói.  na batalha sem fim nesse universo existe um homem de aço entre nos...

Ba-Vi é o nome que se dá ao clássico do futebol em que se enfrentam os dois principais clubes da cidade de Salvador, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória.
É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Esquadrão de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de Setembro de 1932 (Bahia 3 x 0 Vitória) com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.
Em nove edições do Campeonato do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002), sendo este o único clássico estadual a chegar na final deste campeonato regional.


Dentre os resultados recentes, porém, o Vitória tem tido superioridade sobre seu maior rival, o que em tempos anteriores ocorria ao contrário, quando a superioridade era Tricolor.
Agora é Guerra! o Ba-V…

Conheça as gêmeas que compartilham o mesmo namorado e já gastaram quase 600 mil reais para se manterem idênticas

Da Redação

Agora você vai conhecer as gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado.

Lucy e Anna DeCinque acabaram com suas poupanças em implantes mamários, injeções nos lábios, sobrancelhas e cílios falsos, para se certificarem de que se parecem exatamente uma com a outra.
As jovens de 28 anos, que nasceram apenas com um minuto de diferença uma da outra, comem as mesmas refeições, saem sempre juntas e compartilham a mesma conta no Facebook.
Gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado, se tornaram sucesso no Japão recentemente. Lucy disse: “Nós podemos até mesmo sentir a dor do outro, como no dentista, que é uma coisa de gêmeas.”



A dupla, de Perth, Austrália, atualmente está namorando o mecânico Ben Byrne.
Elas disseram ao canal Seven Sunrise: “Nós tivemos namorados separados no passado e não deu certo, mas agora é muito mais fá…