Jean Giraud, “pai” do tenente Blueberry, conhecido como Moebius, morre aos 73 anos

 

março 10, 2012
Por José Carlos Francisco

Jean Giraud (8 de Maio de 1938 – 10 de Março de 2012)



Jean Giraud (8 de Maio de 1938 - 10 de Março de 2012)
Faleceu hoje, sábado, dia 10 de Março de 2012, com 73 anos de idade, o consagrado desenhador e argumentista francês de banda desenhada que Sergio Bonelli tantas e tantas vezes cortejou (infelizmente sem êxito) para desenhar um Tex Gigante: Jean Giraud (também conhecido pelos pseudónimos de Moebius e Gir) criador do tenente Blueberry em colaboração com Jean-Michel Charlier.
Jean Giraud (um fã confesso de Fabio Civitelli, tendo inclusive desenhado um belo Tex para o desenhador italiano em 2008, naquele que é um dos mais especiais originais que Fabio Civitelli já recebeu e que mostramos um pouco mais abaixo) faleceu vítima de doença prolongada, segundo a sua esposa confidenciou há alguns minutos à rádio francesa Europe 1.


Sentados, da esquerda para a direita - Blueberry, Tex, Jean Giraud e Carson, em pé François Corteggiani, numa Arte de Emanuele Barison
Jean Henri Gaston Giraud foi um dos principais cartoonistas franceses, tendo também alcançado a fama no Japão e nos Estados Unidos. Nascido em Nogent-sur-Marne, a este de Paris, a 8 Maio de 1938, após uma infância a desenhar índios e cowboys e formação na Escola de Artes Aplicadas, começou como ilustrador para publicitários e para a indústria da moda antes de se dedicar à banda desenhada (começou a publicar os seus primeiros desenhos aos 18 anos, para trabalhos de publicidade e moda, antes de começar a colaborar com nomes conhecidos. Ao regressar da guerra da Argélia, publica uma série western na revista Spirou, depois na Pilote, e lança também as aventuras do tenente Blueberry, que lhe irão dar celebridade).

Tenente Blueberry e Tex desenhados por Colin Wilson
Jean Giraud ficou conhecido sobretudo com a criação do Tenente Blueberry, personagem do qual  lançou 28 volumes e adoptou o pseudónimo Moebius para ilustrações em revistas e livros de ficção científica. Para além de ter publicado o seu trabalho em várias revistas francesas, Moebius trabalhou ainda com artistas japoneses de manga e co-produziu uma aventura do super-herói norte-americano O Surfista Prateado com Stan Lee, pai de grande parte das criações da Marvel, além de ter trabalhado com Ridley Scott na criação gráfica do filme “Alien”.

Tex Willer desenhado por Jean Giraud para Fabio Civitelli
Nomeado Melhor Artista Gráfico da França nos anos 1990, Moebius tinha a insígnia das Artes e das Letras que recebeu do então presidente François Mitterrand em 1985 e teve os seus trabalhos expostos em vários países. Em 2010, a Fundação Cartier realizou uma grande retrospectiva da sua obra.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)