CAPITÃO PLANETA



Quando a deusa Gaia - só mais uma putinha de Zeus - desperta e descobre a destruição do planeta, ela entrega cinco anéis mágicos para jovens de várias partes do mundo. Cada um dos anéis continha o poder de um elemento e o poder de todos unidos formava o Capitão Planeta.
[Mais:]
Os jovens são: Wheeler (dos EUA porque sem eles não faria sentido todo mundo falar inglês no seriado), Linka (russa, porque a guerra fria acabou e os americanos são legais), Gi (Ásia), Kwame (África, para preencher a cota de vagas) e Ma-Ti (índio brasileiro com um mico no ombro, que, provavelmente, ensinou inglês para ele).
O americano ganhou o anel do fogo, a russa do ar, Gi possui os poderes da água e seu amigo africano os da Terra. Teoricamente, o quinto elemento seria o vazio. Mas elementos assim não são muito positivos então deram o anel do coração para o brasileiro!
Porra... Coração?
Eu sempre via esse desenho e ficava inconformado com esse personagem. "Coração" é elemento? Graças a deus não rolou um crossover com os Ursinhos Carinhosos...
O Ma-Ti, além de ter o anel mais bucha, ainda por cima era o mais fedelho e meio afeminado. Por que não fazem um Capitão Planeta: Feira da Fruta com ele?
Ele era uma espécie de Robin dos planetários — Aliás, nem sabia que eles se chamavam assim descobri quando achei esse site tosco [Nota do Nerd Reverso: na dublagem do Brasil, eles eram chamados de "Protetores"] — e, ainda por cima, tinha aquela imagem estereotipada do Brasil: era um índio da Floresta Amazônica que andava com um macaquinho nos ombros! Putz, o desenho era pró-ecologia e tinha um herói cometendo um crime ambiental.
Só faltava ele gostar de samba e ser jogador de futebol... Ah, sim, e o macaquinho se chamava Suchi. Um típico nome brasileiro, não?



Com o slogan "o poder é de vocês", o Capitão Planeta surgia da "união dos seus poderes" e fazia tudo o que os anéis faziam com o incremento de superforça e afins. Sempre achei que a fuça dele lembrava a do Wheeler, mas deve ser só coincidência. A idéia era que o visual dele fizesse referências a elementos da natureza: cabelo verde, pele de cristal etc.
Agora, a coisa mais bisonha eram os vilões. Todos malvados, feiosos e com o objetivo de poluir, poluir... Caramba, os caras não conheciam outra linha de negócios? Tipo, créditos de carbono? Relembraê deles:



Nem lembra dos nomes, né? Segue a lista:
Duke Nuken
Heh. Esse tinha um nome famoso. Era o monstrinho vestido de havaiano, uma experiência científica em radioatividade que não deu certo. O cara emitia radioatividade constantemente - mas ninguém ficava com câncer, apesar disso - e ficava mais forte quando exposto a altas doses de radiação. O microondas ainda não era tão popular...
Dra. Blight
Era uma espécie de Darth Vader da ciência. Como os roteiristas eram ruins, não me lembro se abordaram clonagem no seriado. Ela tinha um supercomputador que se chamava sabe como? Como? M-A-L! Isso mesmo, ele era mau, mas era mal!
Segundo o site tosco, ela "sempre gosta de estar na moda". A gente vê pelo uniforme que ela usava que a nossa noção de estética mudou consideravelmente...
Verminous Skum
Deve ser coincidência esse cara usar uma roupa que lembra um soldado árabe, né?
Nunca descobri a origem desse aí, mas deve ser algo original como um acidente tóxico envolvendo um faxineiro e ratos. Muitos ratos. Ou o contrário.
Looten Pluder
Esse parece o meu primo esquisitão, o Blushman. Era o típico almofadinha que está cagando para animais em extinção se derem um bom casaco. Usava rabinho de cavalo e um terno com estampa r-o-s-a. "Um lu-xo", diria o Blushman.
Hoggish Greedly
Era o porcão da galera. Agora eu estou pensando que ele lembra um amigo meu comendo e bebendo em frente a TV.
O Greedly era aquela metáfora do sujeito anti-sustentabilidade que vive consumindo, consumindo, consumindo, consumindo... Sem se importar com o impacto no meio ambiente. Era um dos poucos personagens mais ou menos verossímeis, mesmo que fosse maligno, cruel, enfim, totalmente estereotipado.
Como todo o resto. Mas não tem como negar que o desenho era para criança.
Sly Sludge
Esse aí era mais um obeso que queria poluir (ainda usava um rabo de cavalo ridículo). Por quê? Sei lá... O mais legal é o Sly era um ser humano comum, que se foderia se tudo se poluísse, mas... era mais forte do que ele.
Mais ou menos como o pequeno Change e as revistas em quadrinhos do New Kids On The Block.



No geral, o desenho era bem divertido para os nerds que curtiam super-heróis. Passava depois dos Smurfs da vida e atendia os desejos dos meninos "massa, véio".
De qualquer jeito, para quem quer realmente ajudar o Planeta Terra, saber mais sobre como fazer isso e não acredita em super-heróis (essa última é só pro Change, pessoal)

Vou contar neste post o que eu sempre esperei em um episódio do Capitão Planeta e nunca aconteceu:
tirinha capitao planetatirinha capitao planetatirinha capitao planeta
Vocês desgraça com o meio ambiente e eu que tenho que resolver, seus vacos?!?
vale dar uma visitada nos sites abaixo:

Atitude Verde
Ecoblogs
Ecobservatório
Faça a sua Parte, Malla
Goitacá
O Escriba
O Futuro do Presente
Rastro de Carbono
Rodrigo Barba
Lablogatórios
Carbono Zero
Nosso Quintal
Educom Verde
blog.transporteativo.org.br/
Viajante Consciente
Apocalipse Motorizado
Progresso Verde
Ecodesenvolvimento
Planeta Sustentável
Blog do Planeta
Ambiente-se