domingo, 4 de setembro de 2016

Quais os melhores Material para desenho realista? , Dicas e muita mais . saiba tudo sobre as melhores marcas

Por; Juarez  Anunciação
 Zap; 75;9 9853-9944

https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16#


A imagem pode conter: 1 pessoa


     Inicialmente o material utilizado no desenho realista é simples, não necessita de uma grande compra, se baseia em lápis, borracha e papel, entretanto por mais que devamos valorizar o material tupiniquim, no meio artístico é um fato que o material importado ainda está no topo. Não é nenhuma surpresa que esse material importado seja um pouco mais caro, mas não se preocupe, não é nenhuma fortuna.
     A seguir, falaremos um pouco sobre cada material, individualmente, expondo suas características para facilitar seu aprendizado e a escolha do seu material.

PAPEL

     Quando falamos de papel no desenho realista, existe uma máxima, esqueça o chamequinho, a gramatura dele é baixa, impossibilitando algumas técnicas, com o passar do tempo o seu desenho vai ficar amarelado,enfim não é uma boa escolha. O ideal é o uso de papeis de marca, que possuem uma gramatura, textura e qualidade excelentes. Estes possuem ph neutro, ou seja, sem ácidos, impedindo-o de amarelar com o passar do tempo.
Três papeis que já usei e uso até hoje.


Canson Mi-Teintes


Gramatura: 160g/m²
Textura: possui uma face com textura de favo de mel, e a outra mais lisa.

Eu tenho uma relação engraçada com o Mi-Teintes, foi o primeiro papel que me indicaram, por ser usado por alguns artistas, etc.
Antes de usa-lo, eu ainda desenhava em folha de chamequinho, então a minha primeira impressão com esse papel foi fantástica, a qualidade é indiscutível, tem uma gramatura boa, te possibilita fazer técnicas diferentes.
Por ter algodão em sua composição ele absorve muito bem o grafite, então com papeis de marca, você não precisa se preocupar em comprar graduações muito altas como o 6b, por exemplo em muitos trabalhos uso no máximo o 2b.

Entretanto, gosto de sempre procurar novos meios, e com o passar do tempo resolvi testar novos materiais, e percebi que o Mi-Teintes não era essa maravilha toda.
Quando desenhamos nele, usamos o lado liso, mas de qualquer forma, aqueles benditos favos de mel, acabam aparecendo dependendo da pressão usada no lápis. Outro ponto negativo é que não existe na cor branca, apenas um creme que se aproxima bastante, mas mesmo assim não é branco.


Canson Edition

Gramatura: 250g/m² -- 300g/m²
Textura: Lisa

O queridinho! Na primeira vez que usei, gostei. Simples assim, um papel com boa gramatura, uma cor agradável, e com uma textura excelente para o desenho a lápis grafite. Possui ph neutro, 100% algodão, ele absorve muito bem o grafite, e evita aquele famoso brilho do grafite que fica bem aparente no chamequinho. Sem falar no ótimo Custo/Beneficio.
                                             

Fabriano 5


Gramatura:300 g/m²
Textura:Hot Press e Cold Press

Ah! O Fabriano, o que falar dele... Simplismente o melhor para se trabalhar, textura, gramatura, tudo combinam perfeitamente com o desenho a grafite, é uma das marcas de papel mais utilizada por artistas em todo o mundo. Opte pela textura Hot Press, pois é bem lisa, ideal para o quem procura o hiper-realismo. Absorve muito bem o grafite e tem uma cor muito próxima do branco.

Tanta qualidade tem um preço, assim como tudo na vida ! Chega a ser inacessível, pra quem está iniciando, para treinos e afins... Geralmente por isso é usado apenas para trabalhos profissionais.



LAPIS

     Os lápis grafite são divididos em graduações que definem o tom, a cor do grafite. Pra quem está começando ou não, e for comprar lápis eu aconselho que use a regra dos 4 lápis, que são 2H, HB, 2B e 4B.
     Não se preocupe com a marca do lápis, se você tiver um papel de qualidade. Entretanto, uma marca em especial me conquistou, e a muitos outros artistas mundo a fora, o alemão Steadtler (Mars Lumorgraph) o azulzinho. Eles possuem uma qualidade excelente, com o grafite macio, madeira de qualidade e fácil de apontar.
     A preparação do lápis é algo muito importante, o modo como você o aponta, interfere diretamente no teu trabalho.
Apontador
     Evite o uso de apontadores, pois eles deixam pouco grafite do lápis a mostra, e isso implica em vários pontos negativos: Ter que apontar o lápis excessivamente, a madeira pode raspar no papel e manchar, menor durabilidade do lápis.

     Troque o apontador pelo o velho estilete, aponte o lápis da seguinte forma:






Estilete


BORRACHA

     Não existe muitas exigências quanto a borracha, procure usar borrachas livres de PVC, ou seja, que não tenha plástico, pois além de não apagar bem, ainda mancham o local na maioria das vezes.
     Outra ferramenta bacana, não obrigatória, mas que ajuda bastante é a caneta borracha, com ela é possível apagar detalhes, fazer efeitos, sem correr o risco de apagar demais.
     É notável a força da Steadtler na área de desenho, eu uso a borracha PVC-free da Steadtler. Uma das borrachas mais eficientes que já usei até hoje.




     Mas ae você deve estar se perguntando, ah Lukas, mas eu sou obrigado a usar essa borracha, só ela serve? Não. Qualquer borracha serve, mas teste-a antes, se ela não deixar tinta, ou manchar o grafite no papel, pode comprar tranquilamente.




ESFUMINHO

     Desconhecido pelos iniciantes, o esfuminho é um bastão de papel enrolado sob pressão. Eles vem em 6 tamanhos, do 01 ao 06.

     São muito bons para esfumaçar, borrar, manchar, fazer efeitos com o grafite, é usado por praticamente todos os desenhistas na área do realismo.
Particularmente, eu não tive uma boa relação com o esfuminho, e cortei ele da minha vida, não o uso mais.          Veja bem, não estou dizendo que não é bom, apenas que não é bom pra mim. Passei a buscar novos meios, e estou gostando do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário