Pular para o conteúdo principal

Quais os melhores Material para desenho realista? , Dicas e muita mais . saiba tudo sobre as melhores marcas

Por; Juarez  Anunciação
 Zap; 75;9 9853-9944

https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16#


A imagem pode conter: 1 pessoa


     Inicialmente o material utilizado no desenho realista é simples, não necessita de uma grande compra, se baseia em lápis, borracha e papel, entretanto por mais que devamos valorizar o material tupiniquim, no meio artístico é um fato que o material importado ainda está no topo. Não é nenhuma surpresa que esse material importado seja um pouco mais caro, mas não se preocupe, não é nenhuma fortuna.
     A seguir, falaremos um pouco sobre cada material, individualmente, expondo suas características para facilitar seu aprendizado e a escolha do seu material.

PAPEL

     Quando falamos de papel no desenho realista, existe uma máxima, esqueça o chamequinho, a gramatura dele é baixa, impossibilitando algumas técnicas, com o passar do tempo o seu desenho vai ficar amarelado,enfim não é uma boa escolha. O ideal é o uso de papeis de marca, que possuem uma gramatura, textura e qualidade excelentes. Estes possuem ph neutro, ou seja, sem ácidos, impedindo-o de amarelar com o passar do tempo.
Três papeis que já usei e uso até hoje.


Canson Mi-Teintes


Gramatura: 160g/m²
Textura: possui uma face com textura de favo de mel, e a outra mais lisa.

Eu tenho uma relação engraçada com o Mi-Teintes, foi o primeiro papel que me indicaram, por ser usado por alguns artistas, etc.
Antes de usa-lo, eu ainda desenhava em folha de chamequinho, então a minha primeira impressão com esse papel foi fantástica, a qualidade é indiscutível, tem uma gramatura boa, te possibilita fazer técnicas diferentes.
Por ter algodão em sua composição ele absorve muito bem o grafite, então com papeis de marca, você não precisa se preocupar em comprar graduações muito altas como o 6b, por exemplo em muitos trabalhos uso no máximo o 2b.

Entretanto, gosto de sempre procurar novos meios, e com o passar do tempo resolvi testar novos materiais, e percebi que o Mi-Teintes não era essa maravilha toda.
Quando desenhamos nele, usamos o lado liso, mas de qualquer forma, aqueles benditos favos de mel, acabam aparecendo dependendo da pressão usada no lápis. Outro ponto negativo é que não existe na cor branca, apenas um creme que se aproxima bastante, mas mesmo assim não é branco.


Canson Edition

Gramatura: 250g/m² -- 300g/m²
Textura: Lisa

O queridinho! Na primeira vez que usei, gostei. Simples assim, um papel com boa gramatura, uma cor agradável, e com uma textura excelente para o desenho a lápis grafite. Possui ph neutro, 100% algodão, ele absorve muito bem o grafite, e evita aquele famoso brilho do grafite que fica bem aparente no chamequinho. Sem falar no ótimo Custo/Beneficio.
                                             

Fabriano 5


Gramatura:300 g/m²
Textura:Hot Press e Cold Press

Ah! O Fabriano, o que falar dele... Simplismente o melhor para se trabalhar, textura, gramatura, tudo combinam perfeitamente com o desenho a grafite, é uma das marcas de papel mais utilizada por artistas em todo o mundo. Opte pela textura Hot Press, pois é bem lisa, ideal para o quem procura o hiper-realismo. Absorve muito bem o grafite e tem uma cor muito próxima do branco.

Tanta qualidade tem um preço, assim como tudo na vida ! Chega a ser inacessível, pra quem está iniciando, para treinos e afins... Geralmente por isso é usado apenas para trabalhos profissionais.



LAPIS

     Os lápis grafite são divididos em graduações que definem o tom, a cor do grafite. Pra quem está começando ou não, e for comprar lápis eu aconselho que use a regra dos 4 lápis, que são 2H, HB, 2B e 4B.
     Não se preocupe com a marca do lápis, se você tiver um papel de qualidade. Entretanto, uma marca em especial me conquistou, e a muitos outros artistas mundo a fora, o alemão Steadtler (Mars Lumorgraph) o azulzinho. Eles possuem uma qualidade excelente, com o grafite macio, madeira de qualidade e fácil de apontar.
     A preparação do lápis é algo muito importante, o modo como você o aponta, interfere diretamente no teu trabalho.
Apontador
     Evite o uso de apontadores, pois eles deixam pouco grafite do lápis a mostra, e isso implica em vários pontos negativos: Ter que apontar o lápis excessivamente, a madeira pode raspar no papel e manchar, menor durabilidade do lápis.

     Troque o apontador pelo o velho estilete, aponte o lápis da seguinte forma:






Estilete


BORRACHA

     Não existe muitas exigências quanto a borracha, procure usar borrachas livres de PVC, ou seja, que não tenha plástico, pois além de não apagar bem, ainda mancham o local na maioria das vezes.
     Outra ferramenta bacana, não obrigatória, mas que ajuda bastante é a caneta borracha, com ela é possível apagar detalhes, fazer efeitos, sem correr o risco de apagar demais.
     É notável a força da Steadtler na área de desenho, eu uso a borracha PVC-free da Steadtler. Uma das borrachas mais eficientes que já usei até hoje.




     Mas ae você deve estar se perguntando, ah Lukas, mas eu sou obrigado a usar essa borracha, só ela serve? Não. Qualquer borracha serve, mas teste-a antes, se ela não deixar tinta, ou manchar o grafite no papel, pode comprar tranquilamente.




ESFUMINHO

     Desconhecido pelos iniciantes, o esfuminho é um bastão de papel enrolado sob pressão. Eles vem em 6 tamanhos, do 01 ao 06.

     São muito bons para esfumaçar, borrar, manchar, fazer efeitos com o grafite, é usado por praticamente todos os desenhistas na área do realismo.
Particularmente, eu não tive uma boa relação com o esfuminho, e cortei ele da minha vida, não o uso mais.          Veja bem, não estou dizendo que não é bom, apenas que não é bom pra mim. Passei a buscar novos meios, e estou gostando do resultado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Grafite. Seja um mestre Hiper Realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona lá no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16




Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.


2°- UMA BOA IMAGEM Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não …

Todas as Histórias da Saga Bahia-Man Universo HQ, Criada em 2003 por Juarez Anunciação

Da Redação

A gora cada time de futebol no planeta Terra é Um Super Herói.  na batalha sem fim nesse universo existe um homem de aço entre nos...

Ba-Vi é o nome que se dá ao clássico do futebol em que se enfrentam os dois principais clubes da cidade de Salvador, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória.
É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Esquadrão de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de Setembro de 1932 (Bahia 3 x 0 Vitória) com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.
Em nove edições do Campeonato do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002), sendo este o único clássico estadual a chegar na final deste campeonato regional.


Dentre os resultados recentes, porém, o Vitória tem tido superioridade sobre seu maior rival, o que em tempos anteriores ocorria ao contrário, quando a superioridade era Tricolor.
Agora é Guerra! o Ba-V…

Conheça as gêmeas que compartilham o mesmo namorado e já gastaram quase 600 mil reais para se manterem idênticas

Da Redação

Agora você vai conhecer as gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado.

Lucy e Anna DeCinque acabaram com suas poupanças em implantes mamários, injeções nos lábios, sobrancelhas e cílios falsos, para se certificarem de que se parecem exatamente uma com a outra.
As jovens de 28 anos, que nasceram apenas com um minuto de diferença uma da outra, comem as mesmas refeições, saem sempre juntas e compartilham a mesma conta no Facebook.
Gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado, se tornaram sucesso no Japão recentemente. Lucy disse: “Nós podemos até mesmo sentir a dor do outro, como no dentista, que é uma coisa de gêmeas.”



A dupla, de Perth, Austrália, atualmente está namorando o mecânico Ben Byrne.
Elas disseram ao canal Seven Sunrise: “Nós tivemos namorados separados no passado e não deu certo, mas agora é muito mais fá…