sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O ARTISTA PLASTICO BRASILEIRO JUAREZ ANUNCIAÇÃO CRIA O CARDEAL CLONE DO PICAPAU TRANSMITIDO PELA TV RECORD

POR; BIANCA LYU

Tudo sobre o Pica-Pau, o desenho que surgiu nos anos 40 e O Cardeal de Juarez Anunciação dos Santos que muitos dizem ser o Pica Pau Brasileiro


Walter Lantz (falecido em 1994), o criador do pássaro mais querido do mundo e que continua a fazer sucesso até hoje.


* Um dos mais populares desenhos animados do mundo é o Pica-Pau, um folgado e divertido pássaro que divertiu gerações e, ainda hoje, continua a fazer muito sucesso na TV - atualmente passa na Rede Record.
Pouca gente sabe, mas o Pica-Pau nasceu no início dos anos 40, e logo tornou-se um enorme sucesso.



O Pica-Pau é um personagem de desenho animado criado em 1940 pelo cartunista Walter Lantz e distribuído pelos Universal Studios.
Primeiros anos
Em 1940, Walter Lantz decidiu que só um novo desenho não era suficiente para tornar seu estúdio famoso. Ele queria um personagem que com certeza iria evoluir para uma estrela completa. Então, ele e sua equipe de animadores, apresentaram um novo adversário para Andy Panda e seu pai lidarem: um pica-pau louco.Walter Lantz mostrou o desenho do Pica-Pau a Bernie Kreisler o chefe de departamento da Universal Estúdios, mas ele rejeitou a novo desenho, intitulado "Knock Knock", dizendo que o pica-pau de Lantz era a coisa mais feia e desajeitada que ele já tinha visto. Mas Walter Lantz insistiu para que o produzisse, e disse que ele estava apostando tudo no personagem, e a Universal acabou produzindo o desenho, que foi um sucesso estrondoso, e Kreisler pediu a Walter Lantz novos episódios, como se nada tivesse acontecido. Depois do sucesso do Pica-Pau como coadjuvante no desenho do Andy Panda, eles resolveram fazer um desenho onde o Pica-Pau apareceria sozinho e seria o astro. Então Lantz precisou de um nome para o personagem, e decidiu chama-lo de "Woody Woodpecker", que foi também o título do desenho animado.
A criação do personagem
De acordo com um
agente de imprensa de Walter Lantz, a ideia de criar o Pica-Pau aconteceu durante um incidente na noite de núpcias de Walter Lantz e Grace Starford no Lago Sherwood, quando um pica-pau irritante passou a noite inteira bicando o telhado de um chalé que haviam alugado, e não deixando que ele e a esposa dormissem. Logo que o pássaro foi embora, e descobriram que o pica-pau havia aberto um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez a noite. A esposa de Walter Lantz, então teria dado a idéia para que o marido criasse um pica-pau irritante para aparecer em seus desenhos animados. Esta história, porém, não tem muita credibilidade, já que Walter e Grace não eram casados na época em que o Pica-Pau fez sua estréia nos desenhos animados, eles realmente se casaram em 1940, mas depois que o desenho já havia estreado.
Mudanças
Como todos os personagens de
Hollywood, o design do Pica-Pau mudou um pouco com o tempo. O desenho animado: O Barbeiro de Sevilha ("The Barber of Seville"), introduziu o novo visual do Pica-Pau que foi desenhado pelo animador Emery Hawkins, e que foi usado até o final dos anos 40.
Em
1944 no desenho-animado O Doido da Praia ("The Beach Nut"), foi introduzido um personagem de grande importância na carreira do Pica-Pau: seu rival de longa data: Leôncio ("Wally Walrus", nome que também aparece em alguns episódios dublados).
"A Canção do Pica-Pau"
O Pica-Pau foi um dos personagens mais populares dos
anos 40, e chegou a ganhar sua própria estrela na Calçada da Fama e até uma música tema chamada: A Canção do Pica-Pau ("The Woody Woodpecker Song"). A canção foi composta por Kay Kyser, e cantada por Gloria Wood e Harry Babbit, em 1948. A música foi um grande sucesso, vendendo cerca de 250.000 discos em 10 dias de lançamento. Em 1948 a "Canção do Pica-Pau" foi usada no desenho animado Apólice Cobertor ("Wet Blanket Policy"), este desenho teve a honra de ser o único que foi indicado para o Oscar de Melhor Música. E foi também neste desenho que foi introduzido um novo personagem: o Zeca Urubu ("Buzz Buzzard").


Durante os anos 50
Em
1949, por razões financeiras Walter Lantz teve que fechar o estúdio por um tempo, e reabre-o só em 1951. Nos anos 50 o Pica-Pau ganhou um novo design, que foi feito pela animadora LaVerne Harding. Nessa época, eles estavam sem ninguém para dublar a voz do Pica-Pau, então Walter Lantz marcou testes no estúdio para a escolher a nova voz. A esposa de Lantz, Grace Stafford, gravou a voz no estúdio sem ele saber. Quando Lantz foi ouvir as vozes para escolher uma, ele não sabia que sua esposa havia participado dos testes, e foi justamente ela quem ele escolheu, e ficou surpreso quando lhe disseram que aquela voz era de sua própria esposa.
Nos
anos 50, o Pica-Pau passou por diversas mudanças no seu visual, devido aos muitos animadores que trabalhavam em seus desenhos.
O Pica-Pau na Era da Televisão


E nos anos 60 o Pica-Pau ganhou seu próprio programa de TV chamado O Show do Pica-Pau ("The Woody Woodpecker Show"), que era exibido na rede de televisão ABC, patrocinado pelo cereal Kelloggs Rice Krispies. O Show do Pica-Pau chegou ao final em 1972 após 32 anos e 198 desenhos animados.
Em
1999, a Universal Animation Studios lançou uma nova série de desenhos animados do Pica-Pau chamada: O Novo Show do Pica-Pau "The New Woody Woodpecker Show". Neste novo desenho eles usaram o antigo design de 1947 para o Pica-Pau e seus amigos, e também criaram novos personagens como o gavião Tweaky que passou a ser o comparsa de Zeca Urubu em seus golpes, o Doutor Lelé e o texugo que sempre diz: "Oi, meu chapa!". Alguns dos personagens clássicos tiveram o seu visual totalmente alterado e ficaram irreconhecíveis, como é o caso da Meany Ranheta que teve a cor do cabelo mudada de preto para marrom e o formato do nariz um pouco alterado, ou o Dooley que apareceu nos desenhos sem barba e com uma aparência mais jovem, e também o Zé Jacaré que apareceu em apenas um episódio de 2002 podendo ser reconhecido apenas pelo seu chapéu e colete. O desenho teve três temporadas, e depois deixou de ser produzido.
A espécie do Pica-PauEm nenhum desenho animado nunca foi dita de que espécie exatamente é o personagem Pica-Pau (embora no episódio Esperto Contra Sabido ("Dumb Like a Fox") seja dito que o seu nome científico é "Campephilus Principalis"). O topete dele dá a entender que ele é um Pileated Woodpecker (uma espécie estadunidense de pica-pau), porém o design e as cores do corpo dele nos anos de 1944 até 1946, cabeça e pescoço vermelho, corpo azul escuro e peito branco, lembram mais um Red-headed woodpecker (outra espécie estadunidense que tem a cabeça vermelha mas não tem topete). O personagem parece ser uma mistura destas duas espécies, com o corpo de um Red-headed e topete de Pileated.
A risada do Pica-Pau


Uma característica inconfundível no Pica-Pau, é que no começo e no final de seus desenhos, ele sempre emite a sua famosa e estridente risada. Essa risada foi criada pelo dublador americano Mel Blanc antes mesmo da existência do Pica-Pau. Antes do Pica-Pau, Mel Blanc já tinha usado a risada para o coelho Happy Rabbit da Warner Bros (que mais tarde evoluiu para o Pernalonga "Bugs Bunny"), a risada foi usada pelo coelho em apenas quatro episódios. Sendo que o último episódio em que foi usada se chamava: "Elmer's Candid Camera", episódio que chegou a vir para o Brasil, e recebeu o título de: "A Câmera de Hortelino". No Brasil esse episódio foi primeiramente dublado em 1996 para a TV com o dublador Mário Monjardim fazendo a voz do coelho, e depois redublado em 2004 para o DVD, dessa vez com o dublador Alexandre Moreno, mas nas duas dublagens a risada que o coelho dá no fim do episódio (logo depois de chutar o Hortelino para dentro de uma lagoa) foi dublada em português como se o Pernalonga estivesse apenas rindo.
Depois de Happy Rabbit, Mel Blanc usou a risada para o Pica-Pau em seu primeiro desenho animado: "Knock Knock", risada que acabou combinando perfeitamente com o personagem e se tornou a marca registrada do pássaro. Mel Blanc dublou os três primeiros desenhos do Pica-Pau até o episódio "'Pantry Panic" em
1941, mas depois disso Blanc assinou um contrato de exclusividade com a Warner Bros, que só permitia que ele fizesse as vozes dos personagens da Warner, e ele não pode continuar a fazer a voz do Pica-Pau, e foi substituído pelo dublador Ben Hardaway e também pela própria esposa de Walter Lantz, Grace Stafford, porém a risada que Blanc havia gravado foi usada até o final dos anos 40 e em 1951 os outros dubladores tiveram que adaptar a risada com suas próprias vozes, por isso ela foi mudando um pouco durante os anos.
No filme
Looney Tunes de Volta a Ação há uma cena cortada que faz referência ao fato de que a risada criada por Mel Blanc ja havia sido usada no Pernalonga, a cena mostra o Pernalonga sendo atingido pelo raio do diamante "Macaco Azul" e se transformando de novo em sua "forma primitiva" (que é o Happy Rabbit) e dando por duas vezes a famosa risada porém com a voz bem grossa, a cena acabou não entrando para o filme, apenas nos extras do DVD.

NASCIA O CARDEAL........



Juarez anunciação dos santos o maior Artista gráfico da Bahia de todos os tempos ,nasceu em salvador/BA em 27/12/89 devido a perda do registro de nascimento em 2007 e tendo que tirar a segunda via, acabou ficando 29/12/89 aumentando 2 dias. não querendo voltar ao cartório ficou com a data de nascimento aumentada ate o dia de Hoje!  Desenhista,  Hiper realista, Criador gráfico de HQ , Ilustrador de livros, Artista plástico, Escultor ,Roteirista é Escritor de HQ e Mangá.  mora em Alagoinhas/BA , más vive viajando por aí em feiras do livro  ,escolas , livrarias e fazendo palestra  em pontos de cultura.
 A ideia  de  criar as aventuras do Cardeal nasceu em uma tarde  quando estava em conversa com os amigos resenhado a respeito  do '' Pica-pau'' , Juarez Anunciação pegou um pedaço de papel e na mesma hora rabiscou um pássaro mostrando pros amigos dizendo; Este é o Cardeal o meu Pica pau Brasileiro!







 Muitos na mesma hora deram gargalhadas achava que era apenas
mais uma brincadeirinha de Juarez. O Artista foi mais além e não só desenhou como também coloriu as primeiras tirinhas do Cardeal.





O Cardeal virou animação é ganho sua História em quadrinho veja mais novidades no Blog; http://aventurasdocardeal.blogspot.com.br/
 
Adicione Juarez Anunciação no Facebook e fique por dentro das novidades;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Aprenda a desenhar , rostos, mãos, pes, desenho da figura humana, seja um mestre da Arte do Hiper realismo, domine essa arte

Por; Juarez anunciação Me adiciona lá no facebook galera; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16 Figura humana - Proporções O...