domingo, 15 de dezembro de 2013

Desenhado pelos de animais hiper realista

Ultimamente estou tendo pouquíssimo tempo para preparar novos materiais, dicas e idéias para postar aqui. Mas aproveitando desta situação e com o objetivo de passar outro ponto de vista também para vocês, e não apenas o meu, resolvi pesquisar alguns tutoriais de alguns grandes artistas!
Encontrei alguns em inglês, irei traduzi-los, e conforme for traduzindo, irei postando aqui.

Me adiciona no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16

Para começar, como muitas pessoas pedem ajuda sobre como fazer cabelos e pelos, deixo esse tutorial criado por MJ SiBley, um artista Americano. O conteúdo não é meu, eu apenas o traduzi e coloquei a linguagem um pouco mais prática e acrescentei alguma coisa, para facilitar o entendimento! Espero que gostem, pois assim que receber a autorização de um outro grande artista, estarei postando suas dicas aqui também!

Uma pequena introdução ao tema

“Como muitos pedem auxilio sobre como desenhar pelos, resolvi mostrar como desenhar um cachorro. Esse exercício aparentemente simples é na verdade uma tarefa quase impossível. Não só pelo fato que os estilos de um artistas para outro são muito diferentes, mas também pela forma diferente de cada um trabalhar. No entanto, pretendo pelo menos apresentar-lhe a minha maneira de desenhar pelos ou cabelos; as técnicas que descreverei na verdade se adéquam ao meu estilo e ambições … mas espero passar uma idéia sobre o assunto, mas tenho consciência que a minha idéia é só uma entre mil formas de se fazer……..


Um encantador desenho de um cão por Karen Gillies. Os tons foram usados para modelar e definir a forma do corpo, que concentra a maior atenção do espectador sobre os olhos, já que foi a parte escolhida para ter destaque. O artista atribuiu pouca importância ao detalhe do cabelo.Este Basset Hound, mostra o uso do cabelo/pelos como o único meio de expressar a forma tridimensional do corpo. Aqui, o branco do olho foi cuidadosamente preservado para atrair a atenção nesse sentido.
A ilustração (acima, à esquerda) mostra o uso global de sombreamento – nele  o assunto foi tradado como um objeto tridimensional único sem textura da superfície e  foi feita a aplicação de tons sem muita preocupação com tornar a textura tridimensional. Ao dar prioridade visual da forma subjacente, a presença de pêlos é deixada quase inteiramente para a imaginação de telespectadores, não sendo muito trabalhoso o desenho.
Na elaboração do Basset (acima à direita) eu usei um sombreamento detalhado e preciso – deve-se observar a quantidade de reflexo de luz nos pelos, e reproduzir o efeito, assim como as sombras.  Neste desenho foi dado prioridade à aparência exterior – A forma tridimensional é descrita apenas pelos cabelos e sua textura, pela forma que foi realçada em seu contorno.

Não é tudo em preto e branco  total…

Se todo “preto” fosse realmente preto e todo “branco” fosse um puro e impecável branco, não veremos nada alem de desenhos planos com contornos nítidos, sem nenhuma noção de outra dimensão. . Mas nada na vida é tão simples – na realidade, os reflexos e a absorção da luz desempenham um papel importantíssimo para definir o que vemos. É o destaque da luz  na pelagem preta do Labrador, com todo seu brilho que nos revela o formato do cão – a estrutura superior, ou seja, a superfície nunca é  vista de forma demasiada, sempre tem algo mais a observar. Nesse caso, o pelo, só o pelo, definiu a sua forma tridimensional. O mesmo também se aplica para um Poodle branco, apenas a ênfase é invertida – nesse caso, são as sombras que desempenham um papel de destaque no desenho, revelando suas formas. Mas há também um outro aspecto que é tão verdadeiro para ambos os processos descritos, que é…

Um risco de lápis não é um cabelo…

O risco do Lápis serve apenas para marcar a forma e a posição dos cabelos. Bem, isso pode ser percebido se pensarmos em ocasiões onde necessite fazer um fil  ou mecha branca em cima de uma preta. O lápis certamente irá adicionar o tom na medida necessários para os pelos, pintando-o em sua forma. Mas no uso geral, uma linha feita com a ponta de um lápis não representa um fio de cabelo – ela forma a fronteira entre uma mexa e outra.

Negativo e Positivo …

Nos desenho de pelos, observamos partes de textura positivas e partes de texturas negativas (Em relação ao contraste entre luz e sombra. Onde há mais sombra do que luz, o desenho é “negativo”, e quando há mais luz do que sombra, a imagem é dita “positiva”), e cada um tem de ser entendido separadamente para que após isso, você possa facilmente combinar os dois e reproduzir o cabelo com um senso de realidade.
Como afirmei acima, vemos os cabelos pretos por causa de seus destaques de luz, já os cabelos brancos são destacados por suas sombras. Em ambos os casos, os cabelos são visíveis devido à sua “negativa” de propriedades. Na prática, você não cria o cabelo, mas a sombra ou realce. Para os pelos pretos o destaque vai variar de brilhante ou branco para uma série de escurecimento em tons de cinza, mas não, porém, em preto – os tons mais escuros disponíveis devem ser reservados para as sombras positivas que definem as arestas dos pelos pretos , e não para os cabelos propriamente ditos.
Esta é a chave para o desenho negativo, a técnica que você deve aprender – como trabalho, o foco não completa a sua atenção sobre as linhas reais, mas sim o quê você está desenhando nos espaços entre elas. Em comum com a pintura em aquarela, o único branco que o artista à grafite dispõe é o branco do papel. Para produzir uma linha em branco essa linha deve estar com seus limites previamente definidos, descrevendo-a seu contorno com um tom mais escuro. A linha que desenhada não tem importância em si mesmo. É o espaço entre as linhas que é o primordial.

Estas são linhas pretas no branco ou linhas brancas no preto? Se estas são  linhas pretas desenhadas em papel branco, ou seja, fundo branco, então consequentemente são marcas de linhas positivas do desenho .Linhas brancas sobre fundo preto? O preto é o fundo porque ele define o limite do branco. O preto é desenhado exclusivamente para criar o branco. Esta é a negativa de desenho.


A folhagem é um exemplo de desenho positivo. As linhas do lápis de fornecem as marcas dominantes. E o fundo branço é claramente definido.Um exemplo de desenho negativo – Neste caso, as linhas de lápis servem apenas para definir os pelos branco dominante. Uma combinação – A sombra positiva traçada é estendida para cima e para baixo nas superfícies negativas do desenho.

Como se consegue isso?


Sempre que possível, eu trabalho do escuro para a claro. Do ponto de vista puramente prático, é muito mais fácil após desenhar uma parte,  passar o grafite no desenho em uma área com tom escuro já definido. Isso me permite usá-lo como uma ruptura – para atrair em uma direção para depois retornar e continuar na direção oposta. A orelha a esquerda da imagem ao lado (e o que eu estou querendo demonstrar). Gostaria de trabalhar nesta área em quatro fases distintas ….
.
Fase 1: Tendo encontrado a minha área de sombra negra que é minha primeira etapa, estabeleço a sombra, ou seja  a borda superior onde iniciaria os fios brancos elaborando cuidadosamente tentando definir o melhor possível os fios claros e mais leves. Lembre-se, eu estou desenhando as sombras entre os cabelos aqui. O branco “cabelos” são deixados em branco até a próxima fase.
.
.
Fase 2: Trabalhar a partir de escuro para a luz. A orelha é atraída de volta para dentro da sombra. Este desenho é negativo pois o destaque do desenho são os fios brancos entre o fundo de fios negros. Uma vez que estes pêlos são definidos, o tom é aplicado para dar a correta dimensão do 3D. A iluminação é continuamente ajustada para alcançar o efeito tri-dimensional necessário.
.
.
Fase 3: Novamente o desenho é “grafitado” na sombra escura que se estende para baixo na área inferior a orelha. Se alguns dos fios de luz precisa voltar-se para a sombra isto pode ser conseguido usando uma borracha plastica ou borracha kneadable – Ao passar a borracha, uma linha de grafite e deslocada criando um borramento com o borracha ao misturar com a parte branca do papel, gerando o efeito desejado.
.
.
Fase 4: O destaque do desenho negativo  será finalisado. Juntando as duas linhas de limite exterior, ou seja, as que sobressaem do conjunto, você consegue bons resultados. Estes formam agora uma linha positiva que é atraída para um ponto para terminar no final de cada cabelo. Compare os fios que ganham continuidade na fase 4, relacionando com a terceira.
.

Conclusão …

Se trabalhar  uma pequena area de cada vez você fará o seu projeto global muito mais fácil e de melhor manipulação, tanto fisicamente, como mentalmente e vai mantê-lo firmemente sob controle. Não fique tentado a trabalhar em todo o desenho de uma só vez e nem tente preencher as áreas inteiras com um tom. Bem, sim – eu sei que o desenho ficará  completo muito mais rápido … e você poderá sentir que está estabelecendo uma forma, mas cuidado! – os destaques brilhantes que você precise fazer mais tarde poderam se tornar-se uma missão quase que impossível de se fazer, resultando em uma perda de vida no desenho e diferentes profundidades mediante aos tons empregados.
Sempre atente na direção da luz, considerando a posição de cada fio de cabelo que você definir e aplique a iluminação em conformidade com o original. Definindo  os cabelos/pelos, calcule e adicionar o seu devido tom no  local específico. Isso irá dar-lhe uma realidade impressionante – não trabalhe no desenho como um todo, trabalhe cada local isoladamente.”


Atenção amigos, alunos, admiradores e leitores deste blog, estou precisando mais do que nunca da ajuda de vocês depositem 2, 5, 10, 50 , 100  não vou especular valores o que vocês poderem , e ficarei grato. ao fazer isso estará ajudando a manter esse blog no ar, sem contar que terá novas matérias aulas de desenhos realista, esculturas, como criar seus Mangás ou HQ,
Se esse blog já ajudou você em algum momento ta na hora de retribuir ajude por favor; não em porta se você é Brasileiro ou não faça seu deposito.

Banco Bradesco ; AGÊNCIA 3004 DIG 0 CONTA 1013759 DIG 4

Ajude Juarez Anunciação

Nenhum comentário:

Postar um comentário