sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ultraman

 

Matéria: MUNDOTOKU.



Idealizado por Eiji Tsuburaya, o mestre dos efeitos especiais, Ultraman estreou na TV japonesa em 1966 e foi um dos primeiros a ser exibido “em cores” no Japão.
Os guerreiros da família Ultra são caracterizados por serem gigantes que lutam contra monstros também gigantes, que querem dominar o planeta. A origem dos Ultra é a Galáxia Nebulosa M-78, mas, os mais recentes são oriundos do planeta Terra. São considerados os maiores defensores do Japão até hoje, sendo cultuado por alguns como verdadeiros ícones tanto na cultura quanto no estilo japonês.

A primeira série da família Ultra estreou em janeiro de 1966 e se chamava Ultra Q (Ultra Question). Na verdade era uma versão japonesa do seriado americano Twilight Zone (Além da Imaginação). Ultra Q mostrou em seus 28 episódios, três repórteres investigando estranhos casos e batalhas com monstros gigantes. Na época, depois de tanta polêmica em torno da série, Ultraman foi recordista de audiência. Foi apresentado oficialmente ao público em 10 de julho de 1966, num especial de TV, e, uma semana depois, estreou oficialmente, sendo o segundo filme de ficção colorido da televisão. No último episódio, o herói foi derrotado pelo monstro Zetton, e em seguida, resgatado por Zoffy, o segundo “Ultra” a ser criado.

Em 1979 foi lançado o longa Ultraman – A guerra dos monstros. No filme, vários guerreiros Ultraman homenagearam o primeiro da família.
Depois disso, a Família Ultra foi aparecendo na TV: Ultraman, UltraSeven, Ultraman Jack, Ultraman Ace, Ultraman Tarou, Ultraman Leo, Ultraman Jonias, Ultraman 80, Ultraman USA, Ultraman Great, Ultraman Powered, Ultraman Zearth, Ultraman Tiga, Ultraman Dyna, Ultraman Gaia, Ultraman Neo, Ultraman Cosmos, Ultraman Nexus, Ultraman Max, Ultraman Mebius e Ultra Seven X.

No Brasil, Ultraman foi exibido na década de 1960 e 1980 pelas redes de TV: Tupi, Bandeirantes, TVS e Record. Repetiu por aqui o sucesso de National Kid, exibida pela TV Globo na década de 1960. Em 1996 a série foi reprisada pela TV Manchete com uma nova dublagem, mas, ficou no ar por pouco tempo. A partir do ano 2000, Ultraman foi exibido pela TV CNT. A TV Record ainda exibiu o Ultraman Tiga, série que foi mal apresentada por lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário