sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tudo sobre Jiraya - O Incrível Ninja.


A História.Órfão, Toha foi criado pelo sucessor da família Togakure, Tetsuzan, o qual guarda metade da inscrição que revela o esconderijo do tesouro de Pako, objeto o qual ninjas de todo o mundo estão atrás. Tal tesouro concede superpoderes a quem o descobrir. A outra metade da inscrição está nas mãos de Dokusai e a família dos feiticeiros.
Jiraiya, O Incrível Ninja ou Sekai Ninja Sen Jiraiya, em japonês, é uma série japonesa de TV dos anos 1980. Este tokusatsu de 50 capítulos foi produzido pela Toei Company e exibido no Japão pela TV Asahi entre 24 de agosto de 1988 a 22 de janeiro de 1989. Veio ao Brasil em 1989 trazido pela falida Top Tape e exibido pela Rede Manchete, sendo exibido até novembro de 1999 pela Rede TV! junto com Maskman.
Interpretado pelo notável ator Takumi Tsutsui (foto), na época com 24 anos de idade, Jiraya fez um grande sucesso no Brasil. Suas frases: Não o perdoo! Espada Olímpica!, Sucessor de Togakure... Jiraya! fizeram crianças e adolescentes delirarem em frente a TV.
* Na foto ao lado, Heiha Yaghiu, no começo da trama, uma espiã inimiga de Jiraya. Posteriormente, uma grande aliada do Ninja Jiraya, descobrindo ter o sangue de extraterrestre, fato explicado quando os seus olhos brilhavam. "É o mesmo brilho da espada olímpica!", exclama Jiraya nos capítulos iniciais da série.
A ninja, com o seu jeito meigo e elegante de lutar, deu uma grande contribuição à série.
* Na foto ao lado, a Ninja Eminin Emiha, irmã de Jiraya. Key, como ela é chamada, entra na luta como uma ninja no capítulo 04 da trama para tentar salvar o irmão, Toha, que tinha sido enfeitiçado pelo Ninja Kanin Chan Kung Fu.Emiha aparece em cena em muitos capítulos da série, inclusive nos últimos.
Com o seu jeito meigo, ela também encantou os fãs de Jiraya com sua esperteza e coragem.
* Na foto ao lado, Jiraya, no capítulo 05, quando sua espada fora roubada. Era sempre emocionante quando ele usava a espada olímpica para a luta com a família de Feiticeiros e os ninjas do Império.
Jiraya usou a espada com a frase "Não o perdôo... espada olímpica!", durante os 50 capítulos da série.
No capítulo 51 ele arremessou-a no robô Deu Jirai, que a levou de volta para o Universo.
 
* Da esquerda para a direita os ninjas: Eminin Emiha, Tetsuzan Yamashi, Manabu Yamashi e Jiraya.
 
O Império Ninja*Barão Owl (aliado) - o primeiro dos ninjas do Império a aparecer na série, ele pertence ao Império mas na verdade é um cavaleiro britânico adepto do cristianismo. Ele desejava utilizar Pako para acabar com todas as injustiças do mundo. Tem como maior aliado seu fiel cavalo alazão branco.
*Kanin Chan Kung Fu (inimigo) - ninja com mais de 90 anos de idade, tinha o poder de destruir o espírito guerreiro de seu oponente. Fez isso com Jiraiya, que logo depois recuperou sua coragem e o aniquilou.
*Kanin Dragon (inimigo) - ninja chinês praticante de suiken (punho bêbado). Membro de elite do tráfico de drogas de Hong Kong, ele derrotou Jiraiya em parceria com Kanin Chan Kung Fu Jr., que queria vingança por seu pai. Jiraiya teve sua armadura restaurada pelo Dr. Smith e em um novo embate aniquilou seus dois inimigos numa só tacada.
*Leinin Wild (aliado) - ninja atirador americano com verdadeira adoração por armas de fogo. Suas armas primárias são pistolas negras personalizadas que, quando absorvem a energia de seu dono, transformam suas balas normais em balas teleguiadas que perseguem seu inimigo detectando sua energia. É sobretudo um ótimo sujeito que não recusa um bom desafio, principalmente quando se trata do Jiraiya.
*Katharine (aliada) - ninja francesa que trabalha para a Interpol daquele país. Tem uma aparição miserável pela série. Personagem vivida pela famosa atriz francesa Frédérique Hoschédé (Dorothée).
*Shunin Makumba #1 (inimigo) - ninja sul-africano que caçava animais selvagens para vender seus materiais no mercado negro internacional de produtos de origem animal. Como se isso não bastasse, ele ainda assassinou friamente Joe, um ambientalista e velho amigo da família Yamachi. Ninja de personalidade gananciosa e cruel. Destruído, claro, pelo Jiraiya.
*Shunin Makumba #2 (inimigo) - irmão gêmeo de Makumba, sacrificou vários animais em nome do deus negro Dadaht (da mitologia africana) para reviver seu irmão. Jiraiya enviou os dois para o mundo dos mortos.
*Kanin Chan Kung Fu Jr. (inimigo) - filho de Kanin Chan Kung Fu, aliou-se ao traficante chinês Kanin Dragon na tentativa de derrotar Jiraiya para vingar seu pai. Foi liquidado pelo herói juntamente com Kanin Dragon.
*Munin Abdad (inimigo) - ninja árabe traiçoeiro que planejava matar sua própria sobrinha para se apoderar do trono do rico país de Ammel no Oriente Médio. Por sua ambição desmedida acabou exterminado por Jiraiya.
*Igyonin Benin Lagarto (inimigo, depois aliado) - ninja que utilizava répteis em suas técnicas e também tinha o dom de se transformar em uma salamandra gigante para amedrontar seus inimigos. É tão poderoso que até a Família de Feiticeiros pensa duas vezes antes de mexer com ele. Benin Lagarto coleciona espadas e viaja o mundo em busca da "espada perfeita" para sua coleção.
*Kenin Pax (inimigo) - este ninja italiano tinha a capacidade de se transformar em qualquer um que quisesse e imitar perfeitamente a pessoa copiada. Era praticamente um doppleganger e só apareceu em dois episódios, no segundo sendo morto por Jiraiya.
*Ronin Haburamu (aliado) - é turco e protege a Chama Verde, esmeralda que é o tesouro do Palácio de Topkapi, no mesmo país. Embora burro e facilmente manipulável, é muito poderoso e excelente lutador.
*Kaminin Oruha (aliado) - ninja desertor que integrava um clã de assassinos impiedosos. Ele se tornou mentor de uma menina cujo pai ele havia matado. Desde então tornou-se aliado de Jiraiya e passou a viver pacatamente numa pequena fazenda com sua protegida para se redimir de seu passado criminoso. Perito na arte do origami, ele pode fazer coisas inimagináveis com papéis.
*Otonin Uhaya (inimigo) - ninja espiritual diabólico que consegue criar e controlar ilusões diversas. Sua flauta melancólica cria uma terrível névoa que engole a alma de sua vítima. Queria vingança contra os Togakure, que ele alegava terem matado sua família e somente ele escapou vivo. Com sua morte Jiraiya encerrou sua linhagem.
*Kasirin Storm (aliado) - Em alguns capítulos não. Porém, nos capítulos finais acabou se tornando um aliado de Jiraya.
*Badan Adolf Sugitani (inimigo) - ninja alemão cruel (talvez seja alguma alusão ao ditador Adolf Hitler) que assassinou os pais verdadeiros de Jiraiya há muitos anos em sua busca pela outra metade de Pako. Ficando seriamente ferido, Jiraiya depende que Reiha lhe fizesse uma transfusão de sangue. Recuperado, Jiraiya derrota e destrói Adolf.
*Bakunin Homem-Míssil (inimigo, depois aliado) - ninja canadense e ex-guerrilheiro, lutou na Guerra do Vietnã e especializou-se em bazucas, mísseis e armas de fogo em geral. Quando a série foi exibida na Europa este personagem gerou muitas críticas negativas por causa de sua máscara (que lembra o formato do gorro branco da Ku Klux Klan).
*Seinin Allan (aliado) - ninja israelense, seguidor fervoroso dos ensinamentos de Alá. Justo e ético, tem o poder de transformar coisas em areia. Foi enganado por Dokusai para enfrentar Jiraiya, mas acabou salvo e redimido pelo herói.
*Tetsunin Steel (inimigo) - ninja russo cheio de implantes robóticos em seu corpo. Raptou o Dr. Smith para forçá-lo a vender sua tecnologia para a Família de Feiticeiros. Só pôde ser aniquilado pela união dos filhos de Tetsuzan com a mente tecnológica de Smith.
*Manin Luana (inimiga) - esta romena era um mistura de ninja com bruxa feiticeira. Morreu queimada pela Inquisição há centenas de anos, e seu espírito amaldiçoado ficou preso numa caverna. Despertada acidentalmente por Ronin Haburamu, ela quis implantar o terror no mundo com sua espada sedenta de sangue, mas Jiraiya a selou novamente no mundo dos mortos.
*Aman Negro (inimigo) - mesmo tendo sido criado por um velho - mas honrado - ninja, ele se deixou corromper pelo poder do dinheiro, tornando-se cruel e ganancioso. Visava conseguir muito dinheiro para desestabilizar os governos mundiais e tornar-se o dono do mundo. Após matar covardemente o homem que o criou, acabou merecidamente exterminado por Jiraiya.
*Suinin Tubarão Mor (inimigo) - este belga, mistura de ninja com pirata, é especialista em lutar debaixo d'água. Sua arma é uma pistola que atira enormes arpões de pesca típicos de navios baleeiros. Enfrentou Jiraiya, mas escapou vivo. Tubarão Mor é especialista em roubar tesouros submersos e saquear navios contendo cargas valiosas.
*Hananin Agnes (aliada) - ninja argentina encarregada de impedir que se tenha acesso à amaldiçoada armadura negra Sathan, mas acaba falhando. Utiliza técnicas com flores de cerejeira.
*Yuji/Sathan Ashura (inimigo) - ninja perdedor idiota e desejoso de poder, foi tentado e possuído pela influência da armadura maldita Satan, tornando-se o ninja maligno Sathan Ashura. Deu bastante trabalho a Jiraiya até ser finalmente morto pelo mesmo.
*Yaminin Devilcat (inimigo) - gatuno espanhol, mistura de ninja com ladrão profissional. Ágil, ardiloso e sorrateiro, ele escapou de ser morto por Jiraiya, mas teve um castigo bem mais apropriado: acabou capturado e preso. Na dublagem brasileira seu nome foi incorretamente traduzido para Yaminin David Cat.
*Stormin, Fire, Water, Tree e Land (inimigos, depois aliados) - cinco ninjas muito fracos, cada qual domina um elemento como seus nomes indicam. Eles têm a habilidade de se fundir num só corpo, dando origem ao poderoso Kazenin Mafia.
*Kazenin Mafia (inimigo, depois aliado) - apesar do nome ele não é de todo maligno. Ele nasce da união dos ninjas Stormin, Fire, Water, Tree e Land. Foi utilizado por Dokusai para enfrentar a família Yamachi, mas se rebelou e até tornou-se mentor de Manabu quando este fugiu de casa.
*Sainin Gyumah (inimigo) - tentou uma rápida ascensão à Família dos Feiticeiros. Abatido por Jiraiya.
*Commando e Killer (inimigos) - dois ninjas muito fracos que acabaram rapidamente mortos pelo Jiraiya. Faziam parte do Comando Assassino, comissionado por Dokusai para encontrar e derrotar o Deus Jirai.
*Aracnin Morgana (inimiga) - também mistura de ninja com bruxa feiticeira maligna, ela ajudou Dokusai a despertar o Deus Jirai a fim de torná-lo alvo para Hoshinin Dell-Star. Ela enfrentou o velho Tetsuzan Yamachi mas acabou aniquilada por ele. Ao que a série evidenciou ela parecia ter um romance com Dokusai... mas sem nenhuma certeza.
*Hoshinin Dell-Star (inimigo) - o demônio que ficou confinado durante 2.300 anos, derrotado pelo antecessor de Jiraiya na defesa de Pako. Ele despertou e quer vingança. Dell-Star convocou o Planeta das Trevas para colidir com Pako, que se encontrava na Terra, no corpo de Deus Jirai.

Família Yamashi - Key, Tetsuzan, Manabu e Toha.


CURIOSIDADES.
*Em outubro de 2004, Takumi Tsuitsui (Toha) - foto atual aos 42 anos ao lado - veio para o Brasil, junto com Hiroshi Watari (Sharivan, Spielvan, Boomerman em Jaspion), em um evento em São Paulo chamado Ressaca Friends.
*O ator que interpreta o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi (o qual fora entrevistado em 2002 pela revista brasileira Henshin), é tambem o fundador da BUJINKAN (Casa do Guerreiro Divino), uma instituição que ensina o Ninjutsu (arte marcial dos Ninjas). Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931. Ele graduou-se na Universidade Meiji, de Tóquio, hoje ele é o diretor de sua própria clínica na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Ele recebeu das mãos de seu maior mestre, Toshitsugu Takamatsu (o último ninja profissional) o título de Grão-Mestre (Soke; havendo apenas um por tradição e por geração) de nove tradições marciais antigas do Japão.
*Em meio à dublagem da série no Brasil, Líbero Miguel, que fazia o vilão Dokusai, faleceu e por conta disso teve de ser substituído no episódio 17 por Gilberto Barolli.
Do elenco brasileiro de dublagem, já faleceram Líbero Miguel (Dokusai), Carlos Laranjeira (Spyker), Waldyr Wey (Tetsuzan) e Gastão Malta (Barão Owl). E ainda João Paulo (Pako), sofreu um derrame e se afastou da dublagem.
*São contraditórios os dados disponíveis relativos à performance comercial (audiência e licenciamento) do seriado no Japão. A revista Herói (1a fase -- Editora ACME) diz que, tal como Jaspion e National Kid, Jiraiya não fez grande sucesso em seu país de origem (sem prejuízo mas também sem grandes lucros), mas foi muito bem-sucedido no Brasil. No entanto, a revista Gyodai no 1 (Editora ZN) diz que a audiência da série foi boa o bastante em terras nipônicas a ponto de os produtores da Toei Co. pensarem inicialmente no conceito de seu sucessor, Jiban, como um "Policial Ninja".
*Outras provas corroboram para a hipótese de sucesso apontada no item acima: o número de episódios --50-- dificilmente se aplicaria a séries de desempenho mediano (que têm em média 46). A aparição de um personagem de Jiraiya na sua série sucessora (ver parágrafo seguinte) também parece indicar uma boa trajetória: dificilmente isso acontece com uma série mal-sucedida e já encerrada.
*Takumi Hashimoto também repetiu seu papel como Manabu em um dos episódios de Jiban no ano seguinte. Em 1992 viria a participar da série Super Sentai Zyuranger, na qual interpretou Boi/Tiger Ranger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário