terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aprenda a Desenhar agora com Juarez anunciação seja um mestre Hiper realista

Por; Juarez anunciação

O (falso) talento de desenhar

Antes de qualquer coisa, eu Juarez anunciação vou  desmentir essa história de que desenhar é um dom. Desenhar é prática e treinamento, não um dom especial. Ler mentes é um dom especial, ver através de paredes também, mas desenhar não.
Claro que algumas pessoas tem mais facilidade para desenhar do que outras, mas isso não é uma particularidade do desenho. Algumas pessoas tem facilidade em resolver contas, outras tem em desenhar.
Dito isso, vamos ver como aprender a desenhar.













   

   





          

      
                                         



 

 

 





Percepção e observação

Betty Edwards é autora de um livro chamado Desenhando com o lado direito do cérebro. Segundo a autora, desenhar não é uma questão de coordenação, como muitas pessoas acham, mas sim de percepção de formas. Segundo Edwards, uma pessoa com coordenação motora suficiente para escrever o próprio nome é completamente capaz de desenhar com qualidade.
Para desenhar bem, primeiro precisamos aprender a enxergar. Quando estamos começando a desenhar, temos o hábito de desenhar o que sabemos sobre a forma, e não o que estamos vendo de fato. Por exemplo, se você for desenhar uma mesa você sabe que vai desenhar um móvel que possui uma base grande e quatro pernas (modelo mais comum). E assim, a maioria dos iniciantes desenha a parte superior da mesa muito maior do que ela realmente é, porque no lugar de desenhar o que está enxergando, desenha a imagem gravada na memória do que é uma mesa.
Sendo assim, o primeiro passo para aprender a desenhar é esquecer tudo aquilo que você sabe sobre a forma e desenhar apenas o que você esta enxergando. Parece fácil, mas geralmente não é.
Betty Edwards recomenda desenhar usando como base as formas negativas, pois assim não estereotipamos os reais formatos.

Encontre as formas básicas

Principalmente enquanto estiver aprendendo a desenhar, é importante começar o desenho esquematizando com formas mais simples. Se você prestar atenção, verá que tudo o que vemos pode ser simplificado a formas básicas, o que ajuda muito na hora de definir as proporções das formas. Um sofá pode ser simplificado em um retângulo, uma garrafa em um cilindro, etc.

Não se limite a tutoriais

Uma rápida pesquisa no Google e encontramos centenas se tutoriais de como desenhar passo-a-passo. No entanto, esses tutoriais são, na minha opinião, receitas de bolo. Você aprende a desenhar determinada forma, mas não estimula sua percepção. No lugar de tutoriais, desenhe observando a realidade, desta forma irá aprimorar sua capacidade de enxergar.

Desenhe formas tridimensionais

Ou seja, desenhe objetos, animais ou pessoas reais, não imagens. A percepção que temos ao desenhar uma cadeira observando uma foto é muito inferior da que temos ao desenhar olhando para uma.

Desenho de memória

Desenhar alguma coisa, seja o que for, que não estamos observando é muito mais difícil. Não só não temos onde olhar para verificar se estamos desenhando corretamente, como corremos o risco de estereotipar nosso desenho, ou seja, não desenhar a forma como ela realmente é.
Algumas pessoas conseguem desenhar perfeitamente algo apenas lembrando de como ela é, mas a princípio é muito mais recomendado desenhar observando do que lembrando das formas.

Primeiro o desenho naturalista

Tudo bem que você pode gostar de desenhar monstros, mas é muito mais fácil de adquirir as noções do desenho (tais como proporção, equilíbrio, etc) com o desenho realístico do que com o desenho estilizado. O ideal é aprimorar os traços naturalista e estilizado ao mesmo tempo, pois  à medida que você vai praticando, ambos os desenhos vão evoluindo.

Preserve seu traço

Cada pessoa tem um traço diferente. Alguns usam poucas linhas para representar o que querem, outros precisam fazer uma verdadeira riscaria para desenhar. Definir um traço no desenho pode demorar, mas depois que você alcança-lo, não o perca. Seu traço define você.

Ame desenhar

Nada é mais importante do que amar aquilo que fazemos. Se você não amar desenhar, acredite, você não vai desenhar direito. O desenho exige dedicação, principalmente se você tiver um pouco mais de dificuldade de percepção. Sinceramente, se você não ama desenhar, não desenhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário