quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bolt comemora 5º ouro olímpico: ‘Agora sou uma lenda’

9/8/2012 20h39 (Atualizado em 9/8/2012 20h39)


Usain Bolt comemora o ouro ao lado de seus compatriotas - Foto: Reprodução/Rede Record


Usain Bolt não se conteve após se sagrar bicampeão olímpico nos 200 metros nesta quinta-feira. "Quero dizer algo a vocês: Eu sou, agora, uma lenda viva. Quero que isso saia escrito em seus países, ao redor de tudo o mundo", afirmou o jamaicano, aos jornalistas presentes no Estádio Olímpico de Londres. "Fiz o que tinha que fazer. Sou o maior atleta vivo. Não tenho mais nada a provar", declarou o dono de cinco títulos olímpicos. Antes dos 200m, ele faturou o bicampeonato também nos 100 metros, a prova mais tradicional do atletismo. Bolt também acumula a medalha de ouro no revezamento 4x100 metros conquistada em Pequim/2008. Apesar da empolgação, Bolt admitiu que teve mais trabalho do que esperava para vencer a prova desta quinta. "Estes 200 metros foram mais difíceis do que pensava. Senti a pressão assim que saí da curva. Aí retomei minha concentração", afirmou o velocista, que chegou a ser pressionado pelo compatriota Yohan Blake, medalha de prata. Ao fim da prova, colocou o dedo sobre a boca e pediu silêncio aos críticos. "Eu estava de saco cheio das pessoas que diziam que eu não iria ganhar, que eu não era mais o mesmo. Eu sou uma lenda viva, então parem de falar agora. Foi isso que eu quis dizer", explicou. Bolt disse ainda que poderia ter quebrado o recorde mundial não fosse uma pequena dor nas costas. "Acho que estava rápido, mas não com a melhor forma. Senti uma dorzinha nas costas", revelou o jamaicano, que marcou 19s32, acima do recorde mundial, de 19s19, que estabeleceu no Mundial de Berlim, em 2009. As declarações de Bolt sobre sua importância para o atletismo foram rebatidas pelo presidente do COI, Jacques Rogge. O dirigente disse que o jamaicano ainda não tem status de "lenda". "A carreira de Usain Bolt será julgada quando ele parar de correr. Se você observar a carreira de Carl Lewis, descobrirá que ele ganhou medalhas em quatro olimpíadas seguidas", comparou. "Vamos ver se Usain Bolt conseguirá se livrar das lesões. Vamos deixá-lo manter a motivação e vamos vê-lo em três ou quatro olimpíadas. Aí ele poderá se tornar uma lenda. Agora ele é um ícone", ponderou Rogge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário