quinta-feira, 3 de maio de 2012

Desenhe fotos a lapis passo a passo pelo grande mestre!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, óculos e óculos de solDesenho e pinto o seu retrato a partir da sua fotografia, basta enviar uma foto por carta ou email e receberá em casa em um prazo de 05 a 15 dias o seu desenho. A qualidade da foto é muito importante para que o artista possa extrair todos os detalhes e traços faciais necessários para a execução do trabalho.
O desenho é feito em papel Winson & Newton 60 lbs, 130 grm, A2, medida 59 x 42 cm de excelente qualidade.Você recebe um email com a fotografia do desenho “pronto” para que possa avalia-lo e aprova-lo para o envio. Para efectuar a encomenda é necessário um sinal de 20% do valor total, o restante será feito no correio no acto do levantamento. Valor total 100 reais a lápis carvão e 300 reais a côres pastel ou aquarela.. Satisfação garantida! Você terá direito caso esteja interessado, ao curso gratuito ” Aprenda a desenhar retratos a lápis” que está sendo administrado por mim em meu blog. Aproveite já. Imortalize quem você gosta através da arte! Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora.

Dando seguimento as aulas de desenho, trago até vocês um modelo do qual nos exigirá mais dedicação e atenção no que se refere a controle de pressão do lápis durante o desenho e jogos de luzes e sombras. Trata-se de desenhar uma pessoa com uma certa idade, ou seja, teremos como responsabilidade procurar copiar com exactidão “ou quase” todos os detalhes faciais no que consiste em rugas, elemento que irá definir por completo o aspecto envelhecido do modelo. Após o desenho inicial efectuado por umas das técnicas que expliquei em aulas passadas; “se não acompanharam desde o inicio, aconselho-vos a faze-lo, as vezes pequenas informações transformam-se em grandes soluções.” Mantenha-se actualizado e procure assimilar todas as informações, lembre-se: A recompensa de um artista está diretamente relacionado ao seu esforço, se queres realmente aprender, o seu esforço será um serio aliado e professor. Agora vamos desenvolver mais um pouco os vossos conhecimentos.

 Reparem o detalhe quanto ao fato do lápis ter as 2 pontas feitas. Procuro sempre trabalhar dessa forma derivado ao fato de não ter que interromper o desenho muitas vezes para fazer a ponta. Dessa forma ao chegar ao ponto critico de uma das pontas, só basta virá e utilizar a outra assim não há perda de concentração.
     
Temos o esboço principal pronto seguindo uma das técnicas que expliquei para vocês nas edições anteriores, caso não tenham acompanhado sugiro que para uma boa evolução do curso procure atualizar as sua informações para que possa comprender melhor todo o desenvolvimento do curso.
         
Começo a cobrir os traços deixado pelo desenho inicial de forma suave e linear. Quando for efecturar sombras procure segurar o lápis sempre pela ponta como ver na foto, esse procedimento torna a aplicação mais suave sem escurecer demais essa primeira fase.
Desenho dos olhos      
Agora comece a criar a sombra do canto do nariz, obedeça cada detalhe, repare os riscos equivalente as rugas, devem ser suaves sem pressionar o lápis.
Esboço do olhos passo a passo      
Procure efetuar os traços de forma suave sem pressionar muito o lápis, tente cópiar com exatidão as linhas que correspondem as rugas do rosto.
 Sombras dos olhos      
 Sombras no canto do nariz importante para definir a largura do nariz na região próximo aos olhos, procure fazer a sombra suave durante todo esse primeiro processo. Vá preenchendo todas as áreas que corresponde as rugas sempre procurando manter a mesma aplicação suave e linear, atenção! Não pressione o lápis, os traços tem que ser suaves.
 Retrato a lápis grafite      
Faça o circulo dos olhos e preencha com uma sombra um pouco mais escura que as feitas nas rugas, fique atento ao ton de todo o desenho e sombras, suave sem criar muito contraste. Os efeito para criar contraste só deveram ser feitos na 2 fase do trabalho.
 
Desenhando segurando o lápis pela ponta  para dar mais suavidade a aplicação Desça para a região do nariz e comece a criar as sombras, use sempre a lateral do grafite e segurando o lápis pela ponta.
 Desenhando o nariz     
  Preencha o interior dos lábios com um ton suave semelhante aos utilizados em todo o rosto.
Desenhando os lábios      
A área do cabelo exige um pouco mais de atenção, depois de riscar as áreas que corresponde as sombras comece a escurecer as áreas mais profundas com um ton mais escuro.
Esboços dos cabelos      
Repare depois de criar o desenho referente a mecha do cabelo, começo a preencher a parte mais profunda.
 Desenhando os cabelos      
Essas regiões escuras em contraste com a parte mais clara é que darão a forma volumosa aos cabelos que depois com a utilização da caneta borracha criará uma luz mais intensa.
Sombras nos cabelos      
A região da sobrancelha deve ser bem suave já que a avançada idade da senhora já não permite uma sobrancelha muito cheia e volumosa.
 Desenhando as sobrancelhas     
Começamos a espalhar o grafite sobre o rosto de forma suave e procurar criar uma uniformidade sobre a sombra.

Passe sobre os olhos e procure manter o mesmo ton que o olho direito.

Nas partes profunda dos cabelos procure  espalhar bem o grafite.

Como ver na foto método para espalhar o grafite
      
Agora com o lápis risque o circulo que equivale a pupila e preencha com um ton bem mais forte em ambos os olhos.
Desenho da pupila      
Agora com os dedos comece a espalhar todo o grafite sobre o rosto seguindo as forma dos desenhos como por exemplo as rugas. Esfregar na horizontal seguindo a ruga.
 
Usando os dedo para espalhar o grafite e criar sombras suaves O mesmo sobre o queixo e pescoço.
 Efeitos de sombras nos cabelos       
a foto para ver o resultado do uso dos dedos.

Agora procure explorar as luzes dentro dos olhos sobre a pupila.
                 
Veja também o efeito do jogo de luzes  sobre os cabelos.

Explorando o branco nos cabelos. Procure acentuar as mechas dos cabelos. Agora usando a esponja de maquiagem e o lenço de papel.

Golpes rápidos e diretos para criar luzes sobre o cabelo      
Repare também oa luz ao lado das rugas, isso causará um destaque maior.

Criar sombras nos ombros Agora vamos preencher a área dos ombros.

Detalhes e efeitos no colar Agora feito os ombros e os detalhes dos colares vamos seguir para outra fase.
        
Use também o esfuminho para os ombros e o colar. Depois para finalizar você deve usar o lápis para criar mais sombras escuras e criar contraste desta vez usando o ton escuro ao invés da borracha. Com a colocação de sombras mais escuras aumentará o contraste. A técnica para a elaboração de um bom contraste, volume e realismo no desenho está no fato de criar um equilíbrio entre o claro e o escuro, na preparação da primeira fase do retratos que consiste na aplicação das sombras essas devem ser bastante suave para quando for partir para a fase 2 que consiste em sombrear de forma mais intensa possa justamente haver esse contraste, essa diferença acentuada de tons, quanto maior mais equilíbrio dará ao desenho, mais atenção para não exagerar na parte que consiste a sombra mais escura na fase 2. Agora veja o resultado do contraste criado, quanto mais contraste tiver mais volume e realismo terá.

Por; Juarez Anunciação

Atenção amigos, alunos, admiradores e leitores deste blog, estou precisando mais do que nunca da ajuda de vocês depositem 2, 5, 10, 50 , 100  não vou especular valores o que vocês poderem , e ficarei grato. ao fazer isso estará ajudando a manter esse blog no ar, sem contar que terá novas matérias aulas de desenhos realista, esculturas, como criar seus Mangás ou HQ,
Se esse blog já ajudou você em algum momento ta na hora de retribuir ajude por favor; não em porta se você é Brasileiro ou não faça seu deposito.

Banco Bradesco ; AGÊNCIA 3004 DIG 0 CONTA POUPANÇA 1013759 DIG 4

Ajude Juarez Anunciação

        

4 comentários: