Pular para o conteúdo principal

Desenhe como Juarez anunciação



Apresento-me a vocês mais uma vez trazendo uma aula completa de como desenhar retratos a lápis grafite. Tenho recebido centenas de email parabenizando-me e agradecendo-me pelas dezenas de aulas que tenho apresentado nesse site, revelando técnicas e métodos de desenho e pintura, mais devo confessar que para mim é um imenso prazer efetuar esse tipo de trabalho. Sou eu que sinto-me na obrigação de agradece-los pelos comentários e elogios que tenho recebido e também a enorme ajuda que vocês mim prestam ao divulgarem o blog na sua rede social, Facebook, Orkut…


Como já frisei em matérias anteriores, começamos sempre pelo o esboço principal, usando um lápis da serie B para efetuar o desenho, e para aqueles que possuem dificuldades em copiar a fotografia diretamente na folha, podem utilizar uma das técnicas que já apresentei por diversas vezes em artigos anteriores. Técnicas essas que correspondem a: Técnicas dos quadradinhos, do projector, do pantografo, do papel químicos e diversas outras. Vejam as minhas matérias passadas onde encontraram em algumas publicações explicações mais detalhadas e especificas dessas técnicas, é para eu não ter que está repetindo pela 20ª vez. “Descupem”.

Esboço inicial
Depois de pronto o esboço, vamos começar o processo de sombreamento, processo esse que deve ser feito com suavidade usando sempre a lateral do grafite para executar as sombras.
Com relação ao grafite, utilizo um lápis da STAEDTLER, está em fim de vida, mais essa particularidade torna fácil o manuseio e a sensibilidade, sem contar o facto de eu não está nada com paciência de ir a procura de um novo, desculpem!


Desenhando os olhos
Reparem que inicio começo o desenho pelo olho esquerdo, qual a razão? primeiro os olhos é a parte essencial e crucial no retrato, você pode falhar em tudo, menos nos olhos que será o elemento principal para identificar o modelo. Lembre-se, os olhos são o espelho da alma, portanto procure caprichar nesse elemento. Em segundo lugar, devemos começar sempre o desenho da esquerda para direita, isso evitará que estejamos sempre com a palma lateral das mão roçando sobre o desenho, esse procedimento irá manchar o desenho derivado o contacto das mãos com o grafite e trará alguns efeitos desagradáveis, portanto devemos evitar. Quanto mais limpo e arrumado estiver o desenho melhor.

Repare o detalhe da execução da sombra que dará o efeito de volume a bochecha. É um dos elementos essenciais que contribuirá na definição geral do rosto já que é um elemento central e de destaque, portanto procure ser atencioso a esses elementos que sobressaem na foto. Antes de efectuar a colocação das sombras, faça um estudo sobre os elementos que mais se destacam, crie uma selecção por ordem numérica, e quando for começar a desenhar leve em conta essa ordem procurando caprichar em cada uma delas para que fique o mais parecido possível com a fotografia. Procure segurar na ponta do lápis para que possa transmitir a sombra um efeito e sensível, como pode repara na foto.

Sombreando a bochecha
Para os cabelos procure efectuar riscos directos e firmes para depois começar a sombrear dos lado, dando volume e criando efeitos que se aproxime ao máximo da imagem real dos cabelos.


Desenhando os cabelos
Depois de concluído a 1º fase partimos par o uso desse magnifico objecto de desenho que é o esfuminho. Nas publicações anteriores explico em mais detalhes e de forma mais especifica o uso desse material.



A magia do esfuminho
O uso essencial do lenço de papel para criar um efeito mais uniforme e semelhante a textura da pele. O lenço juntamente com o esfuminho e a esponja de maquiavelice oferece capacidades de criar efeitos magníficos que darão ao desenho um maior realismo.



Técnicas com o uso do lenço de papel
Agora com a lapiseira comportando um grafite macio vamos partir para a conclusão, ou melhor, colocação das sombras mais escuras que criará contraste com as mais claras dando realismo, profundidade e volume ao retrato. Esse procedimento é o principal para a finalização do trabalho. Como sempre começando pelo olho esquerdo. Para evitar o contacto frequente da lateral da palma das mãos com o desenho que se encontra por baixo, você pode usar uma folha de papel para proteger. Não utilizo nesse procedimento derivado a experiência adquirida da qual com o equilíbrio efectuado com o pulso evito esse contacto.



Uso da lapiseira
Efeitos de luzes sendo criado com a borracha lapiseira, material essencial para criar efeitos de luzes e sombras.


Uso do lápis borracha

Luís Inácio Lula da Silva
Temos ai concluído o nosso desenho do nosso simpático ex presidente Lula da Silva. Levei exactamente 2h e 12 minutos para a conclusão desse desenho. Espero que tenham gostado, e assimilado bem a minha modesta informação, e muito obrigado pelo apoio e divulgação do meu trabalho, vamos contribuir assim para que a arte venha conquistar e fazer parte da vida de todos nós. Obrigado mais uma vez e um grande abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Grafite. Seja um mestre Hiper Realista

Por; Juarez anunciação
Me adiciona lá no Facebook; https://www.facebook.com/juarez.anunciacao.16




Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.


2°- UMA BOA IMAGEM Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não …

Todas as Histórias da Saga Bahia-Man Universo HQ, Criada em 2003 por Juarez Anunciação

Da Redação

A gora cada time de futebol no planeta Terra é Um Super Herói.  na batalha sem fim nesse universo existe um homem de aço entre nos...

Ba-Vi é o nome que se dá ao clássico do futebol em que se enfrentam os dois principais clubes da cidade de Salvador, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória.
É provavelmente o maior clássico da Região Nordeste do Brasil e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Esquadrão de Aço e o Leão Rubro-Negro, em confrontos desde 18 de Setembro de 1932 (Bahia 3 x 0 Vitória) com a maior parte deles sendo disputados no Estádio da Fonte Nova.
Em nove edições do Campeonato do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002), sendo este o único clássico estadual a chegar na final deste campeonato regional.


Dentre os resultados recentes, porém, o Vitória tem tido superioridade sobre seu maior rival, o que em tempos anteriores ocorria ao contrário, quando a superioridade era Tricolor.
Agora é Guerra! o Ba-V…

Conheça as gêmeas que compartilham o mesmo namorado e já gastaram quase 600 mil reais para se manterem idênticas

Da Redação

Agora você vai conhecer as gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado.

Lucy e Anna DeCinque acabaram com suas poupanças em implantes mamários, injeções nos lábios, sobrancelhas e cílios falsos, para se certificarem de que se parecem exatamente uma com a outra.
As jovens de 28 anos, que nasceram apenas com um minuto de diferença uma da outra, comem as mesmas refeições, saem sempre juntas e compartilham a mesma conta no Facebook.
Gêmeas mais idênticas do mundo, que gastaram quase 600 mil reais em cirurgia plástica e até mesmo compartilham o mesmo namorado, se tornaram sucesso no Japão recentemente. Lucy disse: “Nós podemos até mesmo sentir a dor do outro, como no dentista, que é uma coisa de gêmeas.”



A dupla, de Perth, Austrália, atualmente está namorando o mecânico Ben Byrne.
Elas disseram ao canal Seven Sunrise: “Nós tivemos namorados separados no passado e não deu certo, mas agora é muito mais fá…