quinta-feira, 3 de maio de 2012

Desenhe como Juarez anunciação



Apresento-me a vocês mais uma vez trazendo uma aula completa de como desenhar retratos a lápis grafite. Tenho recebido centenas de email parabenizando-me e agradecendo-me pelas dezenas de aulas que tenho apresentado nesse site, revelando técnicas e métodos de desenho e pintura, mais devo confessar que para mim é um imenso prazer efetuar esse tipo de trabalho. Sou eu que sinto-me na obrigação de agradece-los pelos comentários e elogios que tenho recebido e também a enorme ajuda que vocês mim prestam ao divulgarem o blog na sua rede social, Facebook, Orkut…


Como já frisei em matérias anteriores, começamos sempre pelo o esboço principal, usando um lápis da serie B para efetuar o desenho, e para aqueles que possuem dificuldades em copiar a fotografia diretamente na folha, podem utilizar uma das técnicas que já apresentei por diversas vezes em artigos anteriores. Técnicas essas que correspondem a: Técnicas dos quadradinhos, do projector, do pantografo, do papel químicos e diversas outras. Vejam as minhas matérias passadas onde encontraram em algumas publicações explicações mais detalhadas e especificas dessas técnicas, é para eu não ter que está repetindo pela 20ª vez. “Descupem”.

Esboço inicial
Depois de pronto o esboço, vamos começar o processo de sombreamento, processo esse que deve ser feito com suavidade usando sempre a lateral do grafite para executar as sombras.
Com relação ao grafite, utilizo um lápis da STAEDTLER, está em fim de vida, mais essa particularidade torna fácil o manuseio e a sensibilidade, sem contar o facto de eu não está nada com paciência de ir a procura de um novo, desculpem!


Desenhando os olhos
Reparem que inicio começo o desenho pelo olho esquerdo, qual a razão? primeiro os olhos é a parte essencial e crucial no retrato, você pode falhar em tudo, menos nos olhos que será o elemento principal para identificar o modelo. Lembre-se, os olhos são o espelho da alma, portanto procure caprichar nesse elemento. Em segundo lugar, devemos começar sempre o desenho da esquerda para direita, isso evitará que estejamos sempre com a palma lateral das mão roçando sobre o desenho, esse procedimento irá manchar o desenho derivado o contacto das mãos com o grafite e trará alguns efeitos desagradáveis, portanto devemos evitar. Quanto mais limpo e arrumado estiver o desenho melhor.

Repare o detalhe da execução da sombra que dará o efeito de volume a bochecha. É um dos elementos essenciais que contribuirá na definição geral do rosto já que é um elemento central e de destaque, portanto procure ser atencioso a esses elementos que sobressaem na foto. Antes de efectuar a colocação das sombras, faça um estudo sobre os elementos que mais se destacam, crie uma selecção por ordem numérica, e quando for começar a desenhar leve em conta essa ordem procurando caprichar em cada uma delas para que fique o mais parecido possível com a fotografia. Procure segurar na ponta do lápis para que possa transmitir a sombra um efeito e sensível, como pode repara na foto.

Sombreando a bochecha
Para os cabelos procure efectuar riscos directos e firmes para depois começar a sombrear dos lado, dando volume e criando efeitos que se aproxime ao máximo da imagem real dos cabelos.


Desenhando os cabelos
Depois de concluído a 1º fase partimos par o uso desse magnifico objecto de desenho que é o esfuminho. Nas publicações anteriores explico em mais detalhes e de forma mais especifica o uso desse material.



A magia do esfuminho
O uso essencial do lenço de papel para criar um efeito mais uniforme e semelhante a textura da pele. O lenço juntamente com o esfuminho e a esponja de maquiavelice oferece capacidades de criar efeitos magníficos que darão ao desenho um maior realismo.



Técnicas com o uso do lenço de papel
Agora com a lapiseira comportando um grafite macio vamos partir para a conclusão, ou melhor, colocação das sombras mais escuras que criará contraste com as mais claras dando realismo, profundidade e volume ao retrato. Esse procedimento é o principal para a finalização do trabalho. Como sempre começando pelo olho esquerdo. Para evitar o contacto frequente da lateral da palma das mãos com o desenho que se encontra por baixo, você pode usar uma folha de papel para proteger. Não utilizo nesse procedimento derivado a experiência adquirida da qual com o equilíbrio efectuado com o pulso evito esse contacto.



Uso da lapiseira
Efeitos de luzes sendo criado com a borracha lapiseira, material essencial para criar efeitos de luzes e sombras.


Uso do lápis borracha

Luís Inácio Lula da Silva
Temos ai concluído o nosso desenho do nosso simpático ex presidente Lula da Silva. Levei exactamente 2h e 12 minutos para a conclusão desse desenho. Espero que tenham gostado, e assimilado bem a minha modesta informação, e muito obrigado pelo apoio e divulgação do meu trabalho, vamos contribuir assim para que a arte venha conquistar e fazer parte da vida de todos nós. Obrigado mais uma vez e um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário