quinta-feira, 3 de maio de 2012

AULAS LIVRES TÉCNICAS E MÉTODOS DE DESENHOS E PINTURAS DE RETRATOS

Por; Juarez anunciação


Dando seguimento as aulas de desenho, trago até vocês um modelo do qual nos exigirá mais dedicação e atenção no que se refere a controle de pressão do lápis durante o desenho e jogos de luzes e sombras. Trata-se de desenhar uma pessoa com uma certa idade, ou seja, teremos como responsabilidade procurar copiar com exactidão “ou quase” todos os detalhes faciais no que consiste em rugas, elemento que irá definir por completo o aspecto envelhecido do modelo. Após o desenho inicial efectuado por umas das técnicas que expliquei em aulas passadas; “se não acompanharam desde o inicio, aconselho-vos a faze-lo, as vezes pequenas informações transformam-se em grandes soluções.” Mantenha-se actualizado e procure assimilar todas as informações, lembre-se: A recompensa de um artista está diretamente relacionado ao seu esforço, se queres realmente aprender, o seu esforço será um serio aliado e professor. Agora vamos desenvolver mais um pouco os vossos conhecimentos.



Para a realização dessa aquarela vamos precisar do seguinte material:
1 – Estojo de aquarela
2 – Pinceis específicos. um fino T.3, grande T5 e um largo.
3 – Lenço de papel
4 – Agua pura e limpa
5 – Folha de papel especifico para aquarelas
6 – Fita cola
Em posse do material vamos começar prendendo a folha de aquarela sobre uma tabua fina
ou a mesa de desenho prendendo as pontas para evitar que durante o processo de elaboração da pintura o papel não venha enrugar e criar pequenas ondas que iriam dificultar um pouco a aplicação do pincel principalmente tratando-se de traços mais minuciosos e detalhados.
Para iniciarmos a pintura vamos precisar do desenho inicial, ou desenho base. Para efetuarmos esse desenho base, tenho para vocês algumas técnicas das quais facilitaram o trabalho e possibilitará efetuar um desenho o mais semelhante possível do rosto da Dilma.

Em primeiro lugar antes de começar a aplicação da tinta propriamente dita, devemos molhar toda as partes do rosto que será pintado, usando um pincel limpo e procurando molhar de forma uniforme toda a área do rosto como pode ver na foto.
Esse processo manterá o papel úmido e fará com que a tinta se espalhe de forma mais uniforme e suave.
Depois usando o pincel grande molhamos na agua e diluiremos a aquarela. Nesse caso uso a cor burt sienna, cor essa que se aproxima mais da cor da pele. Atenção! A tinta tem que ser muito bem diluída!
Depois de efetuado a primeira fase da pintura, na segunda vamos começar a aplicar uma tinta com menas agua para criar volume ao rosto da Dilma.
Reduzindo a quantidade de agua conseguiremos uma tonalidade mais escura possibilitando assim efetuar sombras nas áreas mais profunda do rosto
Para os olhos misturamos o azul, vermelho e um pouco de sombra queimada.
Para os cabelos você utilizará um castanho escuro conseguido com a mistura do vermelho, azul da prussia e sombra queimada. Você irá primeiro criar os traços que delimitam as mechas e depois misturando com um pouco de amarelo ocre bem diluído, aplicará na parte central das mechas como pode ver na foto.









Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário