quinta-feira, 26 de abril de 2012

Meu nome é Tex!

Por; Juarez anunciação





Tex vem ganhando novos leitores a cada ano porque é um personagem sério e justo, bem situado em seu contexto histórico e geográfico. O raio de ação das aventuras do ranger tem como ponto inicial a reserva navajo no Arizona, partindo daí para todos os recantos dos Estados Unidos, Canadá, México e até mesmo Oceania, possivelmente Argentina, Bolívia e Colômbia.
Não importa o país, o clima ou outras adversidades, as histórias são sempre recheadas de bang-bang e locadas nas pradarias, nos desertos, nas montanhas, nos pântanos, no gelo do Alaska, nos templos dos antigos astecas, no subterrâneo de alguma mina ou caverna natural e até mesmo nos céus... E é essa enorme variedade de palcos a razão do sucesso de Tex.
Por estar inserido num ambiente completamente hostil onde a lei do mais forte impera quer seja na poeira do velho oeste, ou mesmo no progresso das grandes cidades que o ranger visita (como San Francisco, Nova York, Washington, Nova Orleans) Tex é também um personagem que também recorre a meios extremos quando este é o único expediente possível para fazer triunfar a justiça.
Outro aspecto que reforça todas as atuações do ranger é que as histórias sempre vêm inseridas num ambiente geográfico preciso, com localizações exatas de cidades, ferrovias, relevos e acidentes geográficos. Um leitor que pegue um atlas geográfico da época de Tex verá que as referências geográficas citadas em toda a obra existiram realmente.
Para se ter uma idéia, quando Tex parte de uma cidade a outra e o percurso dura três dias a cavalo, essa informação também é correta, pois G.L. Bonelli, criador e roteirista do personagem, um profundo conhecedor de geografia, ao escrever os roteiros sempre traça as viagens dos pards com base na distância, acidentes geográficos e obstáculos encontrados no caminho, técnica também utilizada atualmente pelo argumentista Claudio Nizzi , nos roteiros mais recentes. 

Tex Gigante em CoresNa Italia foi republicada quase toda a colecao da edicao mensal do Tex em cores e, atualmente, vem sendo republicada a colecao Tex Gigante.

Gracas ao grande trabalho do blog Gibiteca, algumas dessas edicoes estao disponiveis em portugues
     
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário